fb

A Importância da Libras no Mercado de Trabalho

A importância da Libras no mercado de trabalho

A importância da Libras no mercado de trabalho é imensa. O motivo é que por meio dessa comunicação torna-se possível tornar as empresas e a sociedade como um todo mais inclusivas, com oportunidades para as pessoas que apresentam surdez.

Para entender essa importância e saber como a Libras pode abrir portas para pessoas e empresas, confira nosso artigo.

Libras na área da educação

Para começar a falar sobre a importância da Libras no mercado de trabalho é preciso lançar um olhar para a educação. Tanto a educação básica para crianças quanto o ensino para adolescentes e adultos que estão no Ensino Médio precisa considerar a adoção da Libras.

Ainda que as escolas públicas brasileiras estejam, aos poucos, se adequando a essa necessidade de inclusão, os avanços ainda são considerados tímidos.

Por mais que as crianças surdas tenham a possibilidade de contar com um intérprete e tradutor da Língua Brasileira de Sinais na sala de aula, os professores nem sempre estão bem preparados.

Para que a educação seja efetivamente inclusiva, é de suma importância que as escolas consigam se adequar em todos os aspectos para fornecer aos alunos o pleno acesso à educação e socialização.

Esses dois fatores são essenciais para que futuramente a entrada no mercado de trabalho seja facilitada.

Libras nas empresas

O segundo aspecto ligado à importância da Libras no mercado de trabalho é a necessidade de adequação das empresas para atender aos trabalhadores surdos que integram ou irão integrar o quadro de funcionários.

Depois que a Lei de Cotas para Deficientes foi publicada em 1991, diversas empresas passaram a ser obrigadas a contratar pessoas portadoras de deficiência para integrar um percentual do quadro de funcionários.

Por ser uma determinação feita pela lei, muitas empresas tiveram de se adequar a esse contexto que tem por objetivo promover uma cultura mais inclusiva no país.

No entanto, devido à dificuldade de adequação e ao desconhecimento quanto à Língua Brasileira de Sinais, esse processo tem sido um pouco lento.

Em virtude da preocupação com políticas de inclusão social, além de atender a Lei de Cotas para Deficientes, muitas empresas têm investido em projetos que fortaleçam essa inclusão.

Com isso, há um aumento da procura por cursos de Libras para formação dos profissionais de RH e gestores de diferentes áreas.

Libras na área da saúde

Quando pensamos sobre a importância da Libras no mercado de trabalho é preciso considerar também a demanda quanto ao uso dessa língua nas mais diversas áreas. Uma delas é a área da saúde.

Em hospitais, clínicas, laboratórios, unidades básicas de saúde etc. é fundamental que os profissionais (ou parte da equipe) estejam preparados para fornecer um atendimento adequado às pessoas que apresentam deficiência auditiva.

Para que esse atendimento rápido e assertivo seja possível é necessário que uma ou mais pessoas responsáveis pelo atendimento saibam se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais, que é a principal forma de comunicação dos surdos.

Devido à crescente preocupação dos ambientes ligados à área da saúde em fornecer um serviço mais acessível às pessoas com deficiência, há uma grande demanda por funcionários que já tenham a formação em Libras.

Libras na mídia e entretenimento

Nos últimos anos, a importância da Libras no mercado de trabalho tem sido facilmente observada nas mídias tradicionais (TV) e também na internet.

É cada vez mais comum que determinados programas de TV já adotem a comunicação em Libras como forma de garantir que as pessoas surdas tenham maior acesso aos conteúdos transmitidos.

Nesse contexto, há maior espaço para a atuação de tradutores e intérpretes de Libras e também de profissionais comprometidos em proporcionar uma comunicação mais inclusiva.

Essa área é uma das mais promissoras para pessoas que desejam atuar no mercado como tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.

Por mais que muitas conquistas tenham sido obtidas, há muito o que fazer até que a comunicação para surdos no Brasil e no mundo seja mais inclusiva.

Como obter a formação em Libras?

Devido à real importância da Libras no mercado de trabalho, muitas pessoas estão buscando realizar essa formação como maneira de aumentar as chances de ser contratado.

Além disso, pessoas que já trabalham em variadas áreas estão interessadas em aprender Libras como forma de oferecer um atendimento de melhor qualidade e atender a uma necessidade social de inclusão que é cada vez mais frequente.

O curso em Libras é bem simples de ser realizado e pode ser feito totalmente online, sem sequer que a pessoa precise sair de casa.

Depois de adquirir os conhecimentos básicos na Língua Brasileira de Sinais, futuramente é possível investir em especializações – que também são importantes diferenciais.

Conclusão

Atualmente, dependendo da vaga de emprego que está sendo disputada, a formação em Libras consiste em um importante diferencial que as empresas levam em conta no momento da contratação.

Nos próximos anos, a tendência é que a procura pela formação em Libras aumente cada vez mais para atender à demanda de órgãos públicos, empresas, escolas e demais locais que almejam contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Depois de ver a importância da Libras no mercado de trabalho, confira nossos demais conteúdos.

Imagens: institutoine.com.br / nossacausa.com

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras