A importância da língua de sinais na era da inclusão

A Importância da Língua de Sinais na Era da Inclusão no Brasil e no Mundo

Para falar sobre a importância da Língua de Sinais na era da inclusão é preciso compreender a crucial necessidade da comunicação entre as pessoas no dia a dia.

Seja para resolver assuntos simples, estudar ou ter acesso a oportunidades no mercado de trabalho, a comunicação é essencial na vida de todas as pessoas.

Neste artigo, vamos falar com detalhes sobre o papel da comunicação e importância da Língua de Sinais para os surdos como principal recurso de inclusão social.

A comunicação no dia a dia

Quando pensamos na importância da Língua de Sinais na era da inclusão é preciso ter consciência sobre o papel da comunicação no cotidiano.

Desde que nascemos, é por meio da comunicação, seja ela verbal ou gestual, que informamos às pessoas ao nosso redor sobre nossas necessidades.

Conforme crescemos, além de nos comunicarmos com os familiares, vizinhos, amigos etc., ampliamos o círculo social quando entramos na escola.

Nos anos seguintes, necessitamos ganhar autonomia financeira por meio de um emprego, o que também requer comunicação.

Além disso, para realizar as atividades mais cotidianas, é preciso que tenhamos condições de estabelecer uma comunicação.

No caso dos surdos, a comunicação no dia a dia precisa ter suas bases numa linguagem diferente da verbal, já que eles necessitam se comunicar geralmente por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Qual a importância da Língua de Sinais na era da inclusão?

Para entender a importância da Língua de Sinais na era da inclusão é preciso ter claro que as pessoas surdas dependem bastante desse recurso para a comunicação no dia a dia.

Isso significa que o ensino e difusão das línguas de sinais é um fator determinante para uma efetiva inclusão social.

No Brasil, o ensino e o uso da Libras têm aberto inúmeras possibilidades para que as pessoas surdas tenham condições de se comunicarem melhor no dia a dia e usufruir de direitos básicos concedidos a todos os cidadãos como, por exemplo, ter acesso ao ensino público.

Vamos ver na sequência em quais áreas a inclusão social por meio da Língua de Sinais tem sido mais necessária.

Educação e cultura

A importância da Língua de Sinais na era da inclusão começa principalmente na área da educação.

Quando o ensino de Libras passa a ser cada vez mais comum, naturalmente as escolas públicas e particulares se tornam mais preparadas para receberem alunos com algum nível de surdez.

No Brasil, escolas de diversos estados já disponibilizam tradutores e intérpretes de Libras para que os alunos surdos tenham condições de estudarem no ensino público regular.

Esse investimento inicial é um dos passos importantes rumo à desejada educação bilíngue, que proporcionará amplo acesso a um ensino de qualidade para os surdos.

Devido a essa crescente demanda por profissionais capazes de atender às necessidades de comunicação dos surdos, a formação em Libras é tida como um importante diferencial para os profissionais da área de educação.

No que se refere às atividades culturais, o ensino e a adoção de Libras são fundamentais para que as pessoas surdas tenham acesso à informação e possam participar de atividades culturais diversas, tais como palestras, apresentações etc.

Saúde

Assim como ocorre na área da educação, a importância da Língua de Sinais na era da inclusão é essencial na área da saúde.

Para que os surdos obtenham maior autonomia no dia a dia e sejam atendidos com a qualidade necessária, é fundamental que hospitais, postos de saúde, laboratórios etc. tenham condições de estabelecer uma comunicação.

Muitos estabelecimentos atuantes na área da saúde estão investindo continuamente na formação em Libras para seus profissionais como forma de promover um ambiente mais inclusivo, capaz de atender às necessidades específicas dos surdos.

Informação e entretenimento

Graças aos avanços na tecnologia, a Língua de Sinais tem obtido grandes avanços nos campos da informação e entretenimento. Um exemplo disso são os diversos canais no YouTube que são produzidos em Libras, com legendas em português.

Na TV aberta também é possível observar diversos avanços quanto à adoção da Libras na comunicação do dia a dia. Muitos programas têm disponibilizado um campo na tela para que a comunicação em Libras seja realizada.

Como aumentar o uso da Língua de Sinais?

A importância da Língua de Sinais na era da inclusão

Quando entendemos com detalhes a importância da Língua de Sinais na era da inclusão, fica evidente a necessidade de aumentar o uso da Língua de Sinais em todo país, começando pelas escolas, estabelecimentos da área da saúde, empresas privadas e meios de comunicação.

Por meio de instituições públicas e privadas, as pessoas vão se conscientizando gradativamente quanto à importância e uso da Língua Brasileira de Sinais no dia a dia como um dos maiores recursos inclusivos para a comunidade surda.

Por mais que muitos avanços tenham sido obtidos, ainda há muito o que ser feito no que diz respeito ao ensino e divulgação da Língua Brasileira de Sinais.

É fundamental que o Poder Público e as empresas privadas invistam numa cultura inclusiva capaz de atender às necessidades dos mais diversos grupos sociais.

Além do ensino da Libras, também é preciso adotar ações que valorizem o trabalho dos tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, fazendo com que eles tenham cada vez mais espaço de atuação em órgãos públicos e empresas privadas.

Ampliar o oferecimento dos cursos de Libras, sejam eles online ou presenciais, também é essencial para estimular uma efetiva inclusão social para que cada vez mais pessoas consigam se comunicar por meio dessa língua tão importante para a comunidade surda brasileira.

A conscientização da sociedade como um todo também é crucial para que a inclusão ocorra de maneira mais rápida.

Vale lembrar que as ações inclusivas, além de atender às necessidades especiais dos surdos, precisam considerar as demandas de outros grupos, tais como deficientes visuais, deficientes físicos, pessoas que apresentam deficiência mental etc.

Além de saber sobre a importância da Língua de Sinais na era da inclusão, acompanhe nossos outros conteúdos com assuntos de grande interesse da comunidade surda brasileira e internacional.

Imagens: eusemfronteiras.com.br / lunetas.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *