fb

Artistas Surdos – Conheça Essas Lindas Histórias de Superação

Artistas surdos

Artistas surdos são muitos. Eles estão entre as estrelas de Hollywood, no mundo da música, na pintura etc. Cada um deles tem muito a ensinar no que diz respeito à capacidade de superação para vencer as barreiras enfrentadas por uma pessoa com surdez.

Para saber quais são esses artistas, fique de olho no nosso artigo.

10 Artistas Surdos Exemplos de Superação

1 – Marlee Matlin

Entre os artistas surdos mais conhecidos no mundo está a atriz norte-americana Marlee Matlin. Ela se tornou bastante conhecida em um filme de 1986 chamado “Os Filhos do Silêncio”.

Devido à brilhante atuação, devido a este filme ela recebeu o prêmio Globo de Ouro. Além disso, Matlin também foi premiada com o Oscar de melhor atriz.

A surdez afetou a atriz quando ela tinha apenas 18 meses de vida em razão de uma enfermidade chamada exantema súbito. Com isso, ela perdeu a audição do ouvido direito e, tempos depois, perdeu 80% da audição do ouvido esquerdo.

Marlee afirma que entre seus projetos para os próximos anos está escrever um livro abordando sua história e os desafios enfrentados devido à surdez. O intuito é estimular o sentimento de coragem nas pessoas que apresentam a mesma condição.

2 – Robert Redfort

Este ator é um dos mais famosos do cinema norte-americano. Entre os muitos filmes de Redfort, alguns dos mais conhecidos são “Um Homem Fora de Série” (1984) e “O Encantador de Cavalos” (1998).

Depois de passar por um processo infeccioso, ele perdeu 60% da audição do ouvido esquerdo.

3 – Jodie Foster

Com relação aos artistas surdos mais famosos do cinema, está também a atriz Jodie Foster. Devido ao problema de audição no ouvido esquerdo, Jodie utiliza aparelho auditivo de maneira contínua.

4 – Halle Berry

Devido sua atuação no filme Monster’s Ball, Halle Berry se tornou a primeira atriz afro-americana a ganhar o Oscar de melhor atriz. Depois de ser vítima de violência doméstica, a atriz teve perda de 80% da audição no ouvido esquerdo.

5 – Rob Lowe

O ator Rob Lowe, desde os primeiros meses de vida, não apresenta audição do ouvido direito. De acordo com o autor, até mesmo nos dias atuais ele tem bastante dificuldade quanto está em ambientes com muito barulho.

6 – Eric Clapton

Artistas surdos

Dos artistas surdos que apresentam surdez, Eric Clapton é um dos nomes mais conhecidos no campo da música. Atuante como cantor, compositor e guitarrista, Clapton é diagnosticado com uma enfermidade auditiva que é chamada de Tinnitus.

7 – Francisco José de Goya

Esse famoso pintor espanhol Francisco José de Goya, que nasceu em 1746 e faleceu em 1828, é outro grande exemplo de superação, sendo tido como um dos maiores talentos da pintura em todo mundo.

Ainda que os motivos relacionados à surdez desse pintor não sejam totalmente conhecidos, alguns registros antigos mencionam que Goya ficou doente durante uma viagem que realizou em 1792, na região da Andaluzia.

Devido a essa enfermidade, além de ficar temporariamente paralítico, Goya ficou parcialmente cedo e totalmente surdo. Muitas das pinturas desse gênio espanhol demonstravam a tristeza profunda pela qual Goya passou nessa época difícil da vida.

Após obter uma recuperação parcial, Francisco José de Goya voltou para Madrid em 1793 e continuou trabalhando como artista da Corte Espanhola.

Para quem deseja saber detalhes sobre a vida desse pintor, recomendamos assistir ao filme “Goya” (1999).

8 – Ludwig van Beethoven

Com relação aos artistas surdos na área da música, o nome de Ludwig van Beethoven é um dos mais lembrados. Esse brilhante compositor alemão de música clássica é conhecido sobretudo pela famosa nona sinfonia.

O que muitas pessoas não sabem é que Beethoven, desde os 28 anos, começou a ouvir muito mal. Nos últimos anos de vida, mesmo estando totalmente surdo, Beethoven compôs a nona sinfonia, em 1824.

Esse compositor alemão sofria de uma doença chamada de otosclerose, uma inflamação que afeta o ouvido interno e acarreta ossificação. Essa enfermidade provoca perda de audição de maneira gradual, lenta e progressiva.

Para quem deseja conhecer detalhes sobre a vida de Beethoven, a indicação é assistir ao filme “Minha Amada Imortal”. Ele traz com detalhes a história desse grande músico, suas dificuldades, o amor pela música, e é claro, sua experiência com relação à surdez.

9 – Ozzy Osbourne

O vocalista do Back Sabbath é outro dos artistas surdos mais conhecidos. Ozzy apresenta perda significativa quanto à audição em ambos ouvidos.

10 – Bono Vox

Ainda que poucas pessoas saibam disso, Bono Vox, que é vocalista da banda U2, sofre de uma doença auditiva chamada Tinnitus.

Esse problema é caracterizado por causar sibilo ou zumbido em um ou nos dois ouvidos. Esses ruídos podem se apresentar de maneira recorrente ou constante.

Curiosidade: um dos trechos da música “Staring at the Sun”, da banda U2 retrata o sofrimento vivido pelas pessoas que sofrem desse problema.

Alguns Livros Que Falam Sobre Surdez

Depois de conhecer alguns dos artistas surdos mais conhecidos em todo o mundo, veja essa nossa lista de livros inspiradores que falam a respeito da surdez.

– Ser Surda. História de uma Vida para Outras Vidas (Sílvia Andreis-Witkoski e Rosani Suzin Santos);

– Ouvindo o Silêncio: Surdez, Linguagem e Educação (Ângela Carrancho da Silva e Armando Guimarães Nembri);

– Surdos. Educação, Direito e Cidadania (Edmarcius Carvalho Novaes).

– Vendo Vozes. Uma Viagem ao Mundo dos Surdos (Oliver Sacks).

Além de ler livros sobre o assunto, para compreender ainda mais sobre os desafios enfrentados pelos surdos no dia a dia é fundamental buscar informações.

Um dos locais mais indicados é o INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos. Por meio da internet é possível acessar uma série de conteúdos de grande relevância.

Outra forma de obter informações é por meio dos canais do Youtube que elaboram conteúdos em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Diversos youtubers tem desempenhado um papel importantíssimo na disseminação de dados e informações relevantes para os surdos no Brasil.

Depois de saber quem são os artistas surdos mais conhecidos, veja nossos demais artigos com temas de alto interesse da comunidade surda.

Imagens: msn.com / ultimateclassicrock.com

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras