fb

Atletas Surdos – Conheça Lindos Exemplos de Superação

Atletas surdos

Os atletas surdos de diferentes países do mundo são inspiradores exemplos de superação. A história de vida deles demonstra como é possível vencer grandes desafios e realizar sonhos. Quer saber quem são esses esportivas e qual a trajetória deles? Confira nosso artigo.

Atletas surdos norte-americanos

É bastante comum que muitos dos atletas surdos de maior destaque sejam dos Estados Unidos. Um dos motivos é que este país tradicionalmente investe bastante nos seus atletas.

Com isso, consequentemente os esportistas surdos norte-americanos são mais beneficiados se comparados aos atletas de outros países.

Tamika Catchings

A atleta surda Tamika Catchings foi medalhista nos seguintes eventos esportivos:

– Medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas de 2004;

– Medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim de 2008;

– Medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres de 2012;

– Medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016;

– Medalha de ouro no Campeonato Mundial de Basquetebol Feminino da China em 2002;

– Medalha de ouro no Campeonato Mundial de Basquetebol Feminino da República Checa em 2010.

Atualmente, Tamika Catchings joga no Indiana Fever e é considerada uma das atletas mais admiradas nos Estados Unidos.

A história de Tamika

Dos atletas surdos mais conhecidos no mundo, o nome de Tamika não aparece por acaso. Muito antes de ser uma grande medalhista do basquetebol feminino, essa atleta passou por grandes desafios relacionados à surdez.

Ela nasceu no dia 21 de julho de 1979 e já apresentava deficiência auditiva em ambos ouvidos. Além dessa situação, Tamika possuía um significativo comprometimento da fala.

Com o passar do tempo, à medida que Tamika começou a ir para a escola, ela era constantemente humilhada por seus colegas devido à surdez.

Em um momento de muita raiva, ela atirou o aparelho auditivo longe. Para castigá-la, os pais resolveram não comprar um outro aparelho.

No período em que Tamika entrou para a faculdade, ela começou a jogar basquete e conheceu uma treinadora chamada Pat Summit. Ela exerceu um papel determinante na vida da atleta ao convencê-la sobre a importância de utilizar o aparelho auditivo.

Além disso, a treinadora orientou Tamika a receber ajuda de fonoaudiólogos para que ela pudesse tratar os problemas relacionados à fala.

A dedicação e esforço de Tamika, assim como as orientações de sua treinadora fizeram toda diferença, permitindo que o sonho de ser uma grande jogadora se realizasse.

David Smith

Entre os atletas surdos norte-americanos de maior destaque, também está o jogador de voleibol David Smith. Nascido em 15 de maio de 1985, ele já apresentava quase que 90% de perda auditiva.

Devido a isso, Smith passou a utilizar aparelhos auditivos quando tinha apenas 3 anos de idade. Nesse período, ele também começou a se comunicar utilizando a leitura labial.

David Smith é medalhista nos seguintes eventos esportivos:

– Medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016;

– Medalha de bronze no Campeonato Mundial de Voleibol Masculino na Itália e Bulgária em 2018;

– Medalha de ouro na Copa do Mundo de Voleibol Masculino do Japão em 2015.

Outro destaque de David Smith é que ele se tornou o primeiro atleta surdo a ser capitão de uma seleção.

Atleta Surda da Nova Zelândia

Com relação aos atletas surdos de outros países, além dos Estados Unidos, uma das que mais chamam a atenção é a ciclista paraolímpica Amanda Cameron. Essa esportista já nasceu com deficiência auditiva grave em ambos ouvidos.

Com o passar do tempo, ela foi diagnosticada com uma doença chamada Síndrome de Usher tipo 1. Além da surdez, Cameron também sofre de um comprometimento da visão e atualmente consegue enxergar apenas 20 graus e com baixíssima visão periférica.

Mesmo com duas limitações significativas, essa atleta faz parte da equipe paraolímpica de Ciclismo da Nova Zelândia e integra a categoria dos deficientes visuais que pedalam em duplas.

O papel da inclusão social para atletas

Atletas surdos

Os atletas surdos mencionados aqui demonstram com suas histórias de vida a importância que a inclusão social exerce para que eles tenham acesso às oportunidades de desenvolvimento no esporte e em demais áreas da vida.

Quanto mais um país investe em ações inclusivas, também no que diz respeito ao esporte, mais naturalmente os surdos e pessoas que apresentam outros tipos de deficiência terão melhores condições de desenvolvimento e superação.

Além disso, a vantagem do esporte é a ampliação do convívio social e possibilidade de atuar em diversas modalidades representando o país e se transformando em um belo exemplo de inclusão para outras pessoas na mesma condição.

Barreiras que precisam ser rompidas para atletas surdos

Para que atletas surdos tenham a possibilidade de participar de grandes eventos esportivos é preciso que sejam adotadas ações inclusivas principalmente nos campos da educação e do lazer.

Por meio desses incentivos, as pessoas passam a ter maior familiaridade com atividades esportivas e, passo a passo, começam a se desenvolver numa determinada modalidade, vencendo os limites que são impostos por determinada deficiência.

Para que esses incentivos se tornem realidade e apresentem resultados eficazes, é essencial que empresas patrocinadoras de eventos, órgãos públicos e a sociedade como um todo valorizem o desenvolvimento das habilidades esportivas de pessoas surdas.

A lição de outros países

Por mais que o Brasil esteja obtendo avanços no campo da inclusão social das pessoas surdas, há um trabalho longo pela frente.

Para reduzir esse fator, uma das estratégias é buscar exemplos de inclusão já aplicados em outros países como, por exemplo, nos Estados Unidos.

Diversos países europeus também se destacam no que se refere ao investimento nos esportes e inserção das pessoas portadoras de deficiência em atividades esportivas.

Esse conjunto de estratégias faz com que alguns países ocupem posições de liderança se comparados a outros.

Depois de saber quem são os atletas surdos mais conhecidos no mundo e conhecer a história de vida de cada um deles, fique por dentro dos nossos demais conteúdos.

Eles abordam temas de grande importância para as pessoas surdas e também para aquelas que desejam construir uma sociedade mais inclusiva, com melhores oportunidades para todos.

Imagens: desculpenaoouvi.com.br / 8points9seconds.com

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras