fb

Canais para surdos e ouvintes em Libras no YouTube

Canais para surdos e ouvintes em Libras no Youtube

São muitos os canais para surdos e ouvintes em Libras no YouTube. Graças ao trabalho e criatividade de diversos youtubers (que também são surdos), muitas informações e entretenimento estão sendo produzidos e acessados.

Para saber quais são esses canais e o que eles oferecem, confira nosso artigo.

14 Canais para Surdos e Ouvintes em Libras no YouTube

1 – Léo Viturinno

Este canal para surdos e ouvintes em Libras é um dos mais conhecidos e badalados no YouTube. O motivo não é por acaso.

De um jeito leve e descontraído, Léo Viturinno trata de temas relacionados a filmes, séries, conteúdos de Libras e assuntos da comunidade LGBT.

Todos os conteúdos são elaborados em Libras e possuem legenda em português. Trata-se de um excelente canal para quem já usa a Língua Brasileira de Sinais e também para pessoas que estão aprendendo Libras e desejam praticar.

2 – É Libras

Este canal para surdos e ouvintes é feito por Flávia Lima (ouvinte) e Bruno Straforini (surdo). Os conteúdos elaborados por eles estão entre os mais acessados.

Os assuntos tratados no “É Libras” giram em torno de relacionamentos, Língua Brasileira de Sinais e outros temas de interesse da comunidade surda.

3 – Isflocos

Entre os canais para surdos e ouvintes em Libras no YouTube que tratam de temas diversos, está o de Gabriel Isaac, que é chamado de Isflocos. Assim como nos demais canais, todos os conteúdos são elaborados em Libras e legendados em português.

4 – Surdo Cult (Germano Dutra Jr.)

O canal para surdos e ouvintes elaborado por Germano Dutra Jr. é o mais recomendado para pessoas que amam saber sobre filmes, livros, quadrinhos e programas de televisão.

Os vídeos são feitos em Libras e legendados em português, permitindo que todos tenham acesso aos conteúdos produzidos.

Além disso, esse canal é uma excelente alternativa para quem está aprendendo a Língua Brasileira de Sinais e deseja ver na prática os conteúdos vistos no curso.

5 – Larissa Jorge

A blogueira e youtuber surda Larissa Jorge produz vídeos com excelentes tutoriais sobre maquiagem, sendo todos esses conteúdos elaborados em Libras.

O diferencial desse canal é que as legendas dos vídeos são disponibilizadas em português e inglês.

Para quem gosta de maquiagem e estética em geral, trata-se de uma excelente maneira de aprender Libras de um jeito ainda mais prático, absorvendo uma comunicação própria do dia a dia.

6 – Érika Beloto

Dos canais para surdos e ouvintes em Libras no YouTube, o de Érika Beloto é indicado para pessoas que desejam acessar conteúdos de economia, o que inclui dicas de como cuidar do dinheiro no dia a dia.

Érika é uma surda oralizada. Portanto, todos os conteúdos são acessíveis para as pessoas surdas e também para os ouvintes que tenham interesse nos conteúdos elaborados por ela.

7 – Tikinho Ramon

Para surdos e ouvintes, o canal de Lucas Ramon é ótimo para quem gosta de cartoons e designer. Esse youtuber traz temas ligados a viagens e também explica sobre suas obras de cartunista.

8 – Olhos Caros

Rafael Emil é um youtuber surdo que gera conteúdos para o canal “Olhos Caros”.  O nome desse canal foi escolhido em alusão à importância da visão para as pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Os temas do canal giram em torno de assuntos de interesse da comunidade surda e curiosidades em geral. Todos os conteúdos são gerados em Libras com legendas em português.

9 – Roberto Castejon

O youtuber Roberto Castejon elabora conteúdos de temas variados, mas os mais comuns nesse canal são assuntos sobre curiosidades.

10 – Roger Cruz

Nos canais para surdos e ouvintes em Libras no YouTube, os conteúdos de Roger Cruz tratam de temas da Língua Brasileira de Sinais, tecnologia em geral e piadas.

Um dos grandes diferenciais desse canal é que Roger ensina e oferece excelentes dicas de como ensinar Libras para crianças.

11 – Karol Clorado

A youtuber surda Karol Clorado é bastante conhecida nessa rede devido aos seus conteúdos de moda e maquiagem.

12 – Carlos Cristian

Os conteúdos leves e divertidos gerados por Carlos Cristian tratam de temas ligados a cultura surda e também à Língua Brasileira de Sinais. Outros conteúdos vinculados ao canal falam sobre teatro e piadas.

13 – Lauro Matos – Matemática na Educação dos Surdos

O estudante e youtuber surdo Lauro Matos dedica-se a ensinar matemática de uma maneira mais fácil para que surdos possam aprender ainda mais sobre essa matéria.

14 – Nathalia da Silva

A youtuber Nathalia da Silva trabalha com conteúdos de maquiagem e beleza. Atualmente, o canal dela é um dos mais acessados.

Qual é a importância desses canais para surdos e ouvintes em Libras?

Canais para surdos e ouvintes em Libras no Youtube

Todos esses canais para surdos e ouvintes em Libras no YouTube são de imensa importância para a comunidade surda. Por meio deles, é possível ter acesso a uma série de conteúdos elaborados em Libras e legendados em português.

Graças aos avanços da tecnologia, os surdos podem ter mais acesso à informação sem depender exclusivamente da iniciativa de outros meios de comunicação como, por exemplo, a TV aberta.

Os conteúdos vinculados a esses canais também permitem que os ouvintes consigam se familiarizar melhor com a Língua Brasileira de Sinais, vendo na prática como a comunicação ocorre em assuntos comuns do dia a dia.

Além dos canais já existentes, o ideal é que surjam cada vez mais canais no YouTube com produção em Libras e legendas em português. Isso torna a comunicação acessível para todas as pessoas e permite que a informação seja democratizada.

Outras ações inclusivas na área da comunicação, especialmente na TV aberta, continuam sendo necessárias.

Por exemplo, a inserção de Libras em telejornais, programas de variedades e em demais situações é essencial para facilitar o acesso à informação por parte das pessoas surdas.

Além de conhecer os canais para surdos e ouvintes em Libras no YouTube e saber quais conteúdos eles oferecem, confira nossas demais matérias que tratam de temas de grande interesse para a comunidade surda no Brasil e no mundo.

Imagens: leoviturinno.tumblr.com / eadlaureate.com.br

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras