fb

Como Encontrar Empresas que Contratam Deficientes Auditivos

como encontrar empresas que contratam deficientes auditivos

Aprender como encontrar empresas que contratam deficientes auditivos é algo cada vez mais simples. Um dos motivos é que cada vez mais organizações têm disponibilizado vagas de trabalho para pessoas surdas.

Para saber como localizar essas vagas e o que fazer para aumentar as chances de ser contratado, confira nosso artigo.

Como encontrar empresas que contratam deficientes auditivos – 3 maneiras simples

1 – Pesquisar sites especializados

Um dos passos de como encontrar empresas que contratam deficientes auditivos é pesquisar por sites especializados em divulgação de vagas de empregos.

Há diversos sites com alcance nacional como, por exemplo, o Catho, e também empresas localizadas em determinadas cidades e regiões. Nesses sites, as vagas para Pessoas com Deficiência – PCD são disponibilizadas de forma rápida para visualização.

Na descrição da vaga, geralmente são mencionados detalhes quanto às funções básicas que serão exercidas, cargo e demais informações para que o candidato avalie.

Além de consultar esses sites constantemente é preciso se cadastrar em todos eles para concorrer a essas vagas e ser chamado para uma entrevista de emprego.

2 – Buscar por empresas que tenham mais de 100 funcionários

Uma maneira de como encontrar empresas que contratam deficientes auditivos é elaborar uma lista (no papel ou numa planilha) das empresas localizadas na cidade e região que possuem mais de 100 funcionários.

O motivo dessa lista é que as empresas que possuem mais de 100 funcionários são obrigadas, por lei, a contratarem um determinado percentual de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

Portanto, a recomendação é cadastrar o currículo no site dessas empresas, informando objetivamente o tipo de deficiência e quais funções/cargos poderão ser exercidos.

Pelo fato de as empresas receberem um grande volume de currículos, o ideal é atualizar esse cadastro a cada 6 meses, seja ao enviar o currículo pelo site ou até mesmo entregá-lo pessoalmente.

3 – Consultar o Linkedin

Para localizar empresas que contratam pessoas surdas, uma das ferramentas mais usadas atualmente é o Linkedin. Por meio dessa rede social com foco em carreira, é possível ter acesso a uma série de vagas específicas para pessoas com deficiência, incluindo a auditiva.

É preciso cadastrar o currículo no Linkedin e entrar e pesquisar por empresas que estejam anunciando vagas para PCD. Participar de grupos também é uma ótima oportunidade para conquistar uma posição no mercado de trabalho.

Como o surdo deve se preparar para o mercado de trabalho?

Além de saber como encontrar empresas que contratam deficientes auditivos é preciso estar por dentro do que fazer para aumentar as chances de ser contratado. Vamos ver na sequência alguns pontos essenciais.

Formação profissional

Ter o ensino médio completo e formação em um ou mais cursos profissionalizantes são fatores essenciais para aumentar as chances de contratação em empresas dos mais variados segmentos.

Entre esses cursos, por exemplo, estão os técnicos, aqueles realizados na área de informática etc. No caso dos surdos, o ideal é buscar por instituições que disponibilizem uma orientação e cursos específicos para formação profissional de pessoas surdas.

Experiência

Para todas as pessoas que desejam uma vaga no mercado de trabalho, a experiência profissional é um dos fatores mais relevantes. No caso dos surdos, a regra é a mesma.

O ideal é ter no mínimo uma experiência comprovada na área na qual se deseja atuar. Uma forma de obter essa experiência é atuar por um certo tempo de maneira autônoma ou realizar atividades como voluntário.

Vale frisar que nesses dois casos, as atividades devem ser compatíveis com certas limitações que são impostas pela surdez.

A experiência é um dos fatores mais determinantes no momento da contratação. De forma geral, é considerado o tempo dessa experiência, atividades realizadas e quais as principais contribuições oferecidas para a empresa ou instituição.

Desenvolvimento pessoal

Investir no desenvolvimento pessoal é outra das estratégias essenciais para ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Esse fator é de grande importância para melhorar o trabalho em equipe, lidar com situações desafiadoras, comprometer-se com horários e prazos etc.

Essa questão do desenvolvimento pessoal é tão importante que, além de disponibilizar vagas na modalidade PCD, muitas empresas têm investido em amplos projetos de cursos e treinamentos com foco no desenvolvimento pessoal de pessoas com deficiência.

Como aumentar as chances de contratação?

como encontrar empresas que contratam deficientes auditivos

Além dos itens mencionados acima, para aumentar as chances de ser contratado é preciso considerar algumas dicas que vamos falar na sequência.

O primeiro passo para ser entrevistado por empresas que contratam deficientes auditivos é pesquisar quais tipos de vagas são oferecidas em maior número para as pessoas surdas.

Outra ação importante é buscar informações sobre os principais requisitos que as empresas adotam para contratar uma pessoa surda.

A partir dessas informações, torna-se mais fácil fazer cursos na área mais favorável e desenvolver as habilidades desejadas.

Um dado bastante relevante é que cerca de 84% das vagas disponibilizadas para pessoas surdas são associadas a funções administrativas.

Para aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista e ser contrato por uma empresa, é fundamental ter um currículo bem elaborado e objetivo. Esse capricho com o currículo também é algo bastante observado pelos profissionais do RH.

A importância do RH nas empresas

Além de contratar deficientes auditivos, é de suma importância que as políticas de RH nessas organizações sejam voltadas para a inclusão. Isso significa que, além de preencher um determinado número de vagas, é preciso investir no constante desenvolvimento profissional e pessoal.

A valorização de ações inclusivas no ambiente empresarial permite que os funcionários surdos consigam se adaptar de forma mais rápida e permanente ao ambiente da empresa.

Isso faz toda diferença para fortalecer a autonomia no dia a dia e estimular o desenvolvimento de novas habilidades que serão utilizadas dentro e fora da empresa.

É cada vez mais comum projetos de incentivo à contratação de pessoas com deficiência. No entanto, é preciso que eles sejam amplos no sentido de promover uma sociedade mais inclusiva nos mais diversos âmbitos.

Além de saber como encontrar empresas que contratam deficientes auditivos, confira nossos demais conteúdos com assuntos de grande importância para todas as pessoas que apresentam algum nível de surdez.

Imagens: marketingcomcafe.com.br / br.freepik.com

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras