fb

Surdo Pode Dirigir no Brasil? Veja o que a Lei Fala

Surdo pode dirigir

Surdo pode dirigir ou não? Esta é uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que apresentam algum nível de deficiência auditiva.

Para saber a resposta exata dessa questão de acordo com as definições da legislação brasileira, confira nosso artigo.

Surdo pode dirigir?





Pode. A lei autoriza que surdo pode dirigir. Entretanto, há determinadas condições estabelecidas pela legislação que necessitam ser obedecidas.

Por meio da resolução 168 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o direito de dirigir é garantido aos surdos.

No entanto, esse direito concedido por lei é disponibilizado apenas às pessoas surdas que possuem deficiência auditiva igual ou maior a 40 decibéis.

Além dessa, outra exigência essencial do Contran é com relação ao veículo. É preciso que ele contenha um adesivo específico que tenha o símbolo internacional de surdez.

Por mais que essa regra seja uma das mais relevantes no que se refere à atividade de direção por parte dos surdos, poucas pessoas conhecem essa exigência.

Para facilitar a identificação do veículo e deixar claro, de forma objetiva, que o motorista é surdo, é preciso que este adesivo fique posicionado de forma adequada, em um local bastante visível.

A presença desse adesivo específico é fundamental para sinalizar aos demais motoristas e confere maior segurança no trânsito.





A Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) disponibiliza todas as orientações no que se refere à aquisição e utilização desse adesivo no carro.

É de suma importância que os surdos tenham atenção especial aos detalhes que envolvem o uso desse adesivo. A legislação deve ser atendida corretamente para facilitar o dia a dia no trânsito.

Por que as pessoas com surdez têm direito de dirigir?

Um dos motivos pelos quais o surdo pode dirigir é que, de acordo com os órgãos responsáveis pela emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o principal sentido humano necessário para poder dirigir é a visão.

Dessa maneira, em um primeiro momento, a deficiência auditiva não se trata de um impeditivo quanto a obtenção da CNH.

É necessário salientar que, da mesma forma que ocorre com todas as pessoas que não possuem surdez, é preciso que os deficientes auditivos passem por alguns testes para obtenção da CNH.

É preciso que as pessoas surdas cumpram todos os requisitos estabelecidos por lei para que elas possam obter a habilitação que autoriza o direito de dirigir no dia a dia.

No nosso país, hoje em dia há em torno de 10 mil motoristas que possuem algum nível de deficiência auditiva.

Com o passar do tempo, a tendência é que este número aumente, já que as pessoas surdas estão obtendo todas as condições necessárias para realizar as mais diversas atividades cotidianas, inclusive dirigir.

O papel da inclusão no dia a dia

Surdo pode dirigir

O direito que determina que o surdo pode dirigir consiste em uma grande conquista para a comunidade surda brasileira, demonstrando que, aos poucos, nossa sociedade tem se tornado mais inclusiva.

Para favorecer a independência das pessoas surdas, uma das ações inclusivas mais essenciais é fazer que a Língua Brasileira de Sinais seja cada vez mais comum em todo território nacional e nos meios de comunicação.

À medida que esse aprendizado de Libras acontece, torna-se ainda mais fácil a integração social de crianças surdas, fazendo que elas tenham maior independência em todos os momentos do dia a dia.

Dessa forma, bem além de assegurar o direito de dirigir, é necessário que empresas privadas, Poder Público, ONGs e a sociedade como um todo desenvolvam ações de inclusão nas mais diversas áreas.

Essas ações precisam sanar necessidades específicas de todas as pessoas que apresentam deficiência auditiva.

Importantes conquistas da comunidade surda

Depois de saber que surdo pode dirigir, é preciso ficar ciente de outras grandes conquistas obtidas pelas pessoas surdas.

Em diversas áreas pode-se notar ações que aos poucos estão se tornando cada vez mais abrangentes.

Saúde

Clínicas, laboratórios, hospitais, unidades básicas e demais estabelecimentos na área da saúde estão desenvolvendo ações para a formação de profissionais em Libras. O objetivo é proporcionar um atendimento de maior qualidade às pessoas surdas.

A abrangência do atendimento em Libras no campo da saúde consiste em uma das necessidades básicas dos surdos brasileiros.

Cada ação desenvolvida nessa área proporciona muitas condições favoráveis para tornar a sociedade mais inclusiva.

Educação

Nos últimos anos, tem sido cada vez mais frequente a inclusão de surdos nas escolas tradicionais e universidades.

Tem aumentado a quantidade de crianças, adolescentes e jovens matriculados no ensino regular.

Essas ações em maior escala estão ganhando espaço devido às decisões governamentais em variadas esferas e graças ao trabalho dos tradutores e intérpretes de Libras.

As escolas brasileiras estão disponibilizando esses profissionais nas salas de aula e também desenvolvendo estratégias para formação de professores quanto à Libras.

Oportunidades de trabalho

Empresas de diversos ramos de atividade, independentemente do porte, precisam oferecer oportunidades de trabalho para as pessoas surdas.

É importante frisar que essas vagas precisam estar em conformidade com as condições específicas de uma pessoa com surdez.

A atuação no mercado de trabalho é um dos pontos decisivos para que as pessoas com deficiência auditiva tenham maior independência no cotidiano.

Além do mais, ao obter uma renda constante, torna-se possível elevar a qualidade de vida.

Os surdos terão melhor acesso às ofertas no mercado de trabalho à medida que sejam disponibilizados cursos na área profissionalizante e que a formação universitária para pessoas com surdez seja mais abrangente.

Uma capacitação de qualidade no âmbito educacional e profissional é determinante para que as pessoas surdas sejam empregadas e possam desenvolver uma série de atividades no campo profissional.

Cada uma dessas estratégias inclusivas é de fundamental importância para que as pessoas surdas tenham melhores oportunidades em diferentes áreas.

É a obtenção de direitos que proporciona uma vida com maior autonomia e realização.

Além de saber se surdo pode dirigir, fique por dentro de vários assuntos de grande interesse da comunidade surda brasileira.

Imagens: audiofisa.com.br / centroauditivoaudifone.com.br





Rolar para o topo