fb

ALFABETO DE LIBRAS – o que é, para que serve, importância (completo para imprimir)

alfabeto em libras

O alfabeto em Libras é um sistema utilizado pelos surdos para se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais. Ele é composto por um conjunto de gestos que representam cada uma das letras do alfabeto e permite que a comunicação escrita seja transmitida por meio dos movimentos das mãos.

 

O que é o alfabeto em Libras?

 

A Língua Brasileira de Sinais, ou Libras, é uma língua visual utilizada pela comunidade surda para se comunicar. Assim como a Língua Portuguesa, a Libras também possui um alfabeto manual, que é composto por sinais manuais que representam cada uma das letras do alfabeto.

O alfabeto em Libras é uma ferramenta importante para a comunicação na Libras. Cada letra é representada por um sinal específico, que é formado pela posição das mãos e pelos movimentos realizados por elas.

 

Aprenda o Alfabeto em Libras na Prática

 

Nós, da Academia de Libras, gravamos um vídeo te ensinando o alfabeto em Libras completo na prática.

Aprenda de forma fácil em alguns minutos e não esqueça mais as letras em Libras:

 

 

Para que serve e quando usar?

 

O alfabeto em Libras tem uma série de utilidades importantes para a comunicação na Língua de sinais. Algumas delas são:

  • Soletrar palavras: Quando uma palavra não possui um sinal próprio na Libras, ela pode ser soletrada usando o alfabeto manual. Assim, é possível transmitir a palavra escrita por meio dos sinais.
  • Identificar nomes próprios: Muitos nomes próprios não possuem um sinal próprio na Libras. Nesses casos, o alfabeto manual é utilizado para soletrar o nome e identificar a pessoa.
  • Nomes de livros, ruas, nomes de filmes etc pode-se fazer uso do alfabeto da Libras pra citar nomes de obras artísticas, endereços, endereços de sites etc
  • Utiliza-se quando não se sabe algum sinal específico: na comunicação em Libras, quando você não sabe um sinal de alguma coisa, pode fazer uso do alfabeto de Libras. Vale lembrar que, nesse caso, é necessário que o surdo conheça a Língua Portuguesa escrita.

 

Importância do alfabeto em Libras

 

O alfabeto em Libras é uma ferramenta importante para a inclusão e o acesso à informação para a comunidade surda. A partir dele, é possível transmitir informações escritas em Libras, o que é fundamental para a comunicação e a compreensão de textos.

Além disso, o alfabeto em Libras é uma ferramenta importante para a promoção da acessibilidade e da inclusão em diferentes áreas, como a educação e a cultura. Com o seu uso, é possível proporcionar um ambiente mais inclusivo e acessível para as pessoas surdas.

Outra importância do alfabeto da Libras é o seu papel na preservação e no fortalecimento da identidade cultural da comunidade surda. A língua de sinais é uma parte importante da cultura surda e o alfabeto em Libras é uma ferramenta que ajuda a manter a tradição e a história dessa comunidade.

fonte: passeidireto.com

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras