Comunidade surda

Comunidade Surda Brasileira – Quem Faz Parte Dela?

A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.

Para saber detalhes sobre essa comunidade e qual a importância dessa união para que as necessidades das pessoas surdas sejam atendidas, confira nosso artigo.

Como a comunidade surda é formada?

A comunidade surda brasileira pode ser compreendida como um grupo de aspecto cultural que partilha da Língua Brasileira de Sinais – Libras, que é comum a todos os integrantes dessa comunidade.

Conforme mencionados, além das pessoas que apresentam algum grau de surdez, essa comunidade abrange todas as pessoas que de alguma forma utilizam a Libras no dia a dia ou que simplesmente estão envolvidas com temas de interesse das pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Alguns números sobre a comunidade surda

De acordo com estatísticas fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no Brasil há aproximadamente 10 milhões de pessoas com surdez. Esse número corresponde a 5% da população no Brasil.

No mundo, estima-se que 360 milhões apresentam algum grau de surdez. Essas informações são muito relevantes e refletem a necessidade quanto ao desenvolvimento de ações inclusivas, capazes de atender milhões de pessoas.

Datas importantes para a comunidade de surdos

Para a comunidade surda, assim como ocorre em demais grupos sociais, algumas datas são de grande importância e simbolizam a luta e a aquisição de direitos. Vejamos quais são as datas mais relevantes para a comunidade de surdos no Brasil.

Dia Nacional dos Surdos – 26 de setembro

Em virtude da Lei nº 11.796, a partir de 2008, a data de 26 de setembro foi definida para comemorar o Dia Nacional dos Surdos.

Essa data bastante relevante é essencial para que a comunidade surda relembre sua história e chame a atenção da sociedade quanto à adoção de ações inclusivas.

Dia Internacional do Surdo – 30 de setembro

Na comunidade surda, assim como é comemorado o Dia Nacional do Surdo, é também celebrado o Dia Internacional do Surdo, que é comemorado em 30 de setembro.

Essa data é fundamental para chamar a atenção de todos os países quanto à importância das políticas inclusivas que estejam ao encontro das necessidades específicas dos surdos.

Dia Mundial da Língua de Sinais – 10 de setembro

Tanto a Língua Brasileira de Sinais quanto as demais línguas de sinais pelo mundo como, por exemplo, a Língua de Sinais Americana e a Língua de Sinais Francesa, requerem maior visibilidade.

Esse fator é essencial para ampliar o ensino, aprendizado e divulgação dessas línguas, fazendo com que a comunidade surda no Brasil e no mundo sejam beneficiadas com uma cultura cada vez mais inclusiva em todo planeta.

A mobilização precisa de união

Na comunidade surda brasileira e internacional, a união é um dos fatores mais importantes. Somente por meio dela é possível obter maior engajamento para aprovação de leis que beneficiem as pessoas portadoras de deficiência.

Além disso, é a união que garante a ampliação quanto à conquista de direitos e desenvolvimento de ações que de fato proporcionem melhores condições de vida para os surdos, familiares e todos os profissionais que de alguma forma atuam com a comunidade surda.

Grandes referências para os surdos brasileiros

Comunidade surda

Algumas instituições, públicas e privadas, desempenham um papel de imensa relevância na comunidade surda brasileira.

Por meio delas, as pessoas portadoras de deficiência auditiva têm acesso a uma série de serviços que contribuem para uma melhor condição de vida em diversas áreas.

Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES

Esse instituto, que existe no Brasil desde 1857, é vinculado ao Ministério da Educação e consiste na maior referência para a comunidade surda no nosso país.

Atualmente, o Ines atende mais de 600 alunos e disponibiliza uma série de recursos e ferramentas para que as pessoas surdas tenham acesso à educação, oportunidades no mercado de trabalho etc.

APAS

Entre as instituições que oferecem amplo apoio à comunidade surda, a Associação de Pais e Amigos de Surdos – APAS, é uma das mais relevantes do nosso país.

Ela oferece atendimento gratuito aos surdos em diversas áreas: social, profissional, educacional etc.

O foco da APAS é oferecer uma formação de qualidade para que as pessoas portadoras de deficiência auditiva tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Na APAS, um dos maiores projetos é a manutenção da Escola de Educação Bilíngue Para Surdos.

Instituto Seli

O Instituto Seli é bastante conhecido pelo fato de manter um colégio que atende alunos surdos.  É adotada uma metodologia bilíngue, na qual a Língua Brasileira de Sinais é usada como a primeira Língua da pessoa com surdez.

No colégio Seli, a Língua Portuguesa, na modalidade oral e escrita, é usada como segunda Língua. Atualmente, o Instituto Seli oferece um amplo atendimento em cursos de capacitação, programas de pós-graduação e desenvolvimento de ações inclusivas.

Movimento Amigo do Surdo

O objetivo desse movimento é estimular e democratizar o acesso à informação por parte dos surdos. Essa democratização refere-se com maior abrangência às informações geradas na internet.

No site Amigo Surdo há uma relação de diversos sites que disponibilizam conteúdos que incluem a língua de sinais. Os sites vinculados ao portal Amigo do Surdo tratam dos mais variados assuntos, tais como:

– Educação;

– Acessibilidade e inclusão;

– Arte;

– Casa e decoração;

– Cultura;

– Comidas e bebidas;

– Beleza;

– Comunicação;

– Acessibilidade.

O amplo trabalho realizado por essas instituições demonstra como é importante o engajamento da sociedade como um todo para atender às necessidades específicas das pessoas surdas em um mundo tão competitivo.

Além das instituições que mencionamos, pelo Brasil há muitas outras iniciativas que promovem um amplo trabalho de inclusão social em atendimento aos grupos de pessoas portadoras de necessidades especiais, incluindo os surdos.

A soma de todos esses esforços é capaz de construir uma sociedade mais inclusiva, com melhores oportunidades para todos.

Além de saber sobre a comunidade surda, veja nossos demais conteúdos que trazem temas de grande relevância para os surdos e todas as pessoas que de alguma forma estão comprometidas com o desenvolvimento de ações inclusivas.

Imagens: tribunadovale.com.br / mensagenscomamor.com

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *