fb

Comunidade Surda no Brasil e a Libras: O que é e quais os Desafios?

A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas. Nesse artigo vamos falar “o que é”, “como é formada” e “quais os desafios” dessa importante comunidade.

 

Como a comunidade surda é formada?

A comunidade surda brasileira pode ser compreendida como um grupo de aspecto cultural que partilha da Língua Brasileira de Sinais – Libras, que é comum a todos os integrantes dessa comunidade.

Conforme mencionados, além das pessoas que apresentam algum grau de surdez, essa comunidade abrange todas as pessoas que de alguma forma utilizam a Libras no dia a dia ou que simplesmente estão envolvidas com temas de interesse das pessoas portadoras de deficiência auditiva.

 

Alguns números sobre a comunidade surda

 

De acordo com estatísticas fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no Brasil há aproximadamente 10 milhões de pessoas com surdez. Esse número corresponde a 5% da população no Brasil.

No mundo, estima-se que 360 milhões apresentam algum grau de surdez. Essas informações são muito relevantes e refletem a necessidade quanto ao desenvolvimento de ações inclusivas, capazes de atender milhões de pessoas.

 

Desafios da Comunidade Surda

 

No que se refere aos maiores desafios enfrentados na luta da comunidade surda, alguns pontos fundamentais precisam ser superados na construção de uma sociedade mais inclusiva. Vejamos quais são.

  • Aprovação de leis que favoreçam as empresas para aumentar a contratação de pessoas surdas e Ampliar programas nacionais que disponibilizam apoio e atendimento aos familiares de pessoas que apresentam deficiência auditiva.
  • Aumentar a quantidade de profissionais da saúde atuantes na área da saúde que tenham formação em Libras. Esse fator é de suma importância para tornar mais fácil o atendimento médico oferecido aos surdos.
  • Possibilitar que pessoas que trabalham com atendimento ao público se tornem capazes de atender clientes surdos.
  • Evangelização de surdos em igrejas através de intérpretes.
  • Ampliar o ensino da Libras nas escolas públicas e particulares, fazendo que logo nos primeiros anos de alfabetização as crianças surdas possam aprender a Língua Brasileira de Sinais como principal recurso para se comunicar. Além da capacitação em Libras de profissionais da área de educação em geral.
  • Adotar a Libras nos programas transmitidos pela TV aberta e a cabo, sobretudo noticiários.
  • Aumento da participação do departamento de recursos humanos das empresas no que se refere às ações inclusivas capazes de abranger maior oferta de vagas de trabalho aos surdos.
  • Desenvolver programas pedagógicos que estimulem ações de inclusão em escolas públicas e particulares. Isso inclui investimentos na formação de diretores, coordenadores, professores e demais profissionais que atuam no campo da educação.

 

A luta da comunidade surda e as maiores conquistas

 

Na luta da comunidade surda brasileira não há somente desafios. Conquistas importantes, obtidas principalmente nas últimas décadas, precisam ser mencionadas e comemoradas. Vamos ver quais são.

– Muitas empresas, abrangendo as de grande porte, estão aumentando o número de vagas de emprego disponibilizadas às pessoas que possuem algum tipo de deficiência (inclusive a auditiva).

– Gradativamente, está ocorrendo uma maior abertura nas escolas públicas e particulares no que diz respeito à integração de alunos surdos nas salas de aula convencionais. Esse resultado tem ocorrido em virtude dos profissionais atuantes como tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

– A TV aberta brasileira e as Lives com intérpretes, ainda que aos poucos, está inserindo em muitos dos programas, a Língua Brasileira de Sinais.

– Estabelecimentos da área da saúde, escolas e empresas estão comprometidas com a adoção de ações inclusivas que favorecem a formação em Libras entre os profissionais atuantes nessas áreas.

– Em diversos canais do Youtube, um dos meios de comunicação mais acessados atualmente, são oferecidos diversos canais especialmente para pessoas surdas. Todos os conteúdos desses canais são elaborados por surdos e apresentados em Libras (com legendas em português). Trata-se de uma das ações inclusivas mais significativas.

 

 

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras