fb

Comunidade Surda no Brasil e a Libras: O que é e quais os Desafios?

A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas. Nesse artigo vamos falar “o que é”, “como é formada” e “quais os desafios” dessa importante comunidade.

Como a comunidade surda é formada?

comunidade surda libras

A comunidade surda brasileira pode ser compreendida como um grupo de aspecto cultural que partilha da Língua Brasileira de Sinais – Libras, que é comum a todos os integrantes dessa comunidade.

Conforme mencionados, além das pessoas que apresentam algum grau de surdez, essa comunidade abrange todas as pessoas que de alguma forma utilizam a Libras no dia a dia ou que simplesmente estão envolvidas com temas de interesse das pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Alguns números sobre a comunidade surda

De acordo com estatísticas fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no Brasil há aproximadamente 10 milhões de pessoas com surdez. Esse número corresponde a 5% da população no Brasil.

No mundo, estima-se que 360 milhões apresentam algum grau de surdez. Essas informações são muito relevantes e refletem a necessidade quanto ao desenvolvimento de ações inclusivas, capazes de atender milhões de pessoas.

Datas importantes para a comunidade de surdos

Para a comunidade surda, assim como ocorre em demais grupos sociais, algumas datas são de grande importância e simbolizam a luta e a aquisição de direitos. Vejamos quais são as datas mais relevantes para a comunidade de surdos no Brasil.

Dia Nacional dos Surdos – 26 de setembro

Em virtude da Lei nº 11.796, a partir de 2008, a data de 26 de setembro foi definida para comemorar o Dia Nacional dos Surdos. Essa data bastante relevante é essencial para que a comunidade surda relembre sua história e chame a atenção da sociedade quanto à adoção de ações inclusivas.

Dia Internacional do Surdo – 30 de setembro

Na comunidade surda, assim como é comemorado o Dia Nacional do Surdo, é também celebrado o Dia Internacional do Surdo, que é comemorado em 30 de setembro.

Essa data é fundamental para chamar a atenção de todos os países quanto à importância das políticas inclusivas que estejam ao encontro das necessidades específicas dos surdos.

Dia Mundial da Língua de Sinais – 10 de setembro

Tanto a Língua Brasileira de Sinais quanto as demais línguas de sinais pelo mundo como, por exemplo, a Língua de Sinais Americana e a Língua de Sinais Francesa, requerem maior visibilidade.

Esse fator é essencial para ampliar o ensino, aprendizado e divulgação dessas línguas, fazendo com que a comunidade surda no Brasil e no mundo sejam beneficiadas com uma cultura cada vez mais inclusiva em todo planeta.

A mobilização precisa de união

Na comunidade surda brasileira e internacional, a união é um dos fatores mais importantes. Somente por meio dela é possível obter maior engajamento para aprovação de leis que beneficiem as pessoas portadoras de deficiência.

Além disso, é a união que garante a ampliação quanto à conquista de direitos e desenvolvimento de ações que de fato proporcionem melhores condições de vida para os surdos, familiares e todos os profissionais que de alguma forma atuam com a comunidade surda.

Aprenda um pouco de Libras: Mini aula para iniciantes

5 aspectos importantes na luta da comunidade surda no Brasil

No que se refere à luta da comunidade surda, é preciso observar aspectos de grande relevância que estão ligados à busca por direitos que proporcionem melhores condições de vida para as pessoas surdas. Vamos ver quais são esses aspectos.

1 – Orientação aos familiares de pessoas com surdez

Na luta da comunidade surda, um dos pontos mais importantes é a orientação fornecida aos familiares de pessoas que apresentam deficiência auditiva.

Ao receber informações adequadas, os familiares conseguem lidar com a questão da surdez de uma maneira mais adequada. Com o apoio da família, os surdos conseguem usufruir de melhores condições no dia a dia, o que começa com um convívio familiar saudável. Uma das medidas inclusivas relacionadas ao ambiente doméstico, é que um ou mais membros da família tenham formação na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

2 – Ensino de Libras para crianças

Para a luta da comunidade surda brasileira, um dos pilares mais relevantes é o ensino da Libras, que consiste na Língua Brasileira de Sinais.

Esse ensino é ainda mais importante para crianças que já estão frequentando escolas públicas ou particulares. Conforme ocorrem mudanças na sociedade no que diz respeito à inclusão social dos surdos, as crianças vão se tornando mais independentes.

3 – Inserção no mercado de trabalho

O acesso às oportunidades no mercado de trabalho é um dos pontos de maior importância para a comunidade surda brasileira e internacional. Por mais que há muitos anos esteja em vigor a Lei de Cotas para Deficientes nas empresas, é de suma importância que sejam desenvolvidas outras ações para estimular a entrada de surdos no mercado de trabalho.

Cada ação inclusiva, por mais simples que seja, é capaz de aumentar a quantidade de vagas disponibilizadas para os surdos no mercado de trabalho. Quando as pessoas surdas começam a ter uma renda própria, elas vão se tornando mais independentes em diversas áreas da vida.

4 – Acesso à informação

luta da comunidade surda também requer maior acesso à informação. Ainda que muitas leis associadas ao ensino e difusão da Libras estejam em vigor, é preciso ampliar o acesso dos surdos a uma comunicação de qualidade nas mais diversas mídias.

5 – Atendimentos de saúde

Com relação à luta da comunidade surda no Brasil, a saúde é um dos campos que mais precisam de atenção. Clínicas médicas, hospitais, laboratórios, postos de saúde etc. precisam estar preparados para realizar um atendimento de qualidade aos surdos.

Muitos estabelecimentos atuantes na área da saúde já disponibilizam tradutor e intérprete de Libras com o objetivo de atender às necessidades das pessoas surdas. Além dessa medida, muitos locais estão investindo na formação em Libras para que enfermeiros e demais profissionais responsáveis pelo atendimento se comuniquem de forma padrão com pessoas surdas.

Desafios da Comunidade Surda

No que se refere aos maiores desafios enfrentados na luta da comunidade surda, alguns pontos fundamentais precisam ser superados na construção de uma sociedade mais inclusiva. Vejamos quais são.

  • Aprovação de leis que favoreçam as empresas para aumentar a contratação de pessoas surdas e Ampliar programas nacionais que disponibilizam apoio e atendimento aos familiares de pessoas que apresentam deficiência auditiva.
  • Aumentar a quantidade de profissionais da saúde atuantes na área da saúde que tenham formação em Libras. Esse fator é de suma importância para tornar mais fácil o atendimento médico oferecido aos surdos.
  • Possibilitar que pessoas que trabalham com atendimento ao público se tornem capazes de atender clientes surdos.
  • Evangelização de surdos em igrejas através de intérpretes.
  • Ampliar o ensino da Libras nas escolas públicas e particulares, fazendo que logo nos primeiros anos de alfabetização as crianças surdas possam aprender a Língua Brasileira de Sinais como principal recurso para se comunicar. Além da capacitação em Libras de profissionais da área de educação em geral.
  • Adotar a Libras nos programas transmitidos pela TV aberta e a cabo, sobretudo noticiários.
  • Aumento da participação do departamento de recursos humanos das empresas no que se refere às ações inclusivas capazes de abranger maior oferta de vagas de trabalho aos surdos.
  • Desenvolver programas pedagógicos que estimulem ações de inclusão em escolas públicas e particulares. Isso inclui investimentos na formação de diretores, coordenadores, professores e demais profissionais que atuam no campo da educação.

A luta da comunidade surda e as maiores conquistas

Na luta da comunidade surda brasileira não há somente desafios. Conquistas importantes, obtidas principalmente nas últimas décadas, precisam ser mencionadas e comemoradas. Vamos ver quais são.

– Muitas empresas, abrangendo as de grande porte, estão aumentando o número de vagas de emprego disponibilizadas às pessoas que possuem algum tipo de deficiência (inclusive a auditiva).

– Gradativamente, está ocorrendo uma maior abertura nas escolas públicas e particulares no que diz respeito à integração de alunos surdos nas salas de aula convencionais. Esse resultado tem ocorrido em virtude dos profissionais atuantes como tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

– A TV aberta brasileira e as Lives com intérpretes, ainda que aos poucos, está inserindo em muitos dos programas, a Língua Brasileira de Sinais.

– Estabelecimentos da área da saúde, escolas e empresas estão comprometidas com a adoção de ações inclusivas que favorecem a formação em Libras entre os profissionais atuantes nessas áreas.

– Em diversos canais do Youtube, um dos meios de comunicação mais acessados atualmente, são oferecidos diversos canais especialmente para pessoas surdas. Todos os conteúdos desses canais são elaborados por surdos e apresentados em Libras (com legendas em português). Trata-se de uma das ações inclusivas mais significativas.

INSTITUIÇÕES COM RELEVÂNCIA NA COMUNIDADE SURDA

Algumas instituições, públicas e privadas, desempenham um papel de imensa relevância na comunidade surda brasileira.

Por meio delas, as pessoas surdas têm acesso a uma série de serviços que contribuem para uma melhor condição de vida em diversas áreas.

Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES

Esse instituto, que existe no Brasil desde 1857, é vinculado ao Ministério da Educação e consiste na maior referência para a comunidade surda no nosso país.

Atualmente, o Ines atende mais de 600 alunos e disponibiliza uma série de recursos e ferramentas para que as pessoas surdas tenham acesso à educação, oportunidades no mercado de trabalho etc.

Associação de Pais e Amigos de Surdos – APAS

Entre as instituições que oferecem amplo apoio à comunidade surda, a Associação de Pais e Amigos de Surdos – APAS, é uma das mais relevantes do nosso país. Ela oferece atendimento gratuito aos surdos em diversas áreas: social, profissional, educacional etc. O foco da APAS é oferecer uma formação de qualidade para que as pessoas portadoras de deficiência auditiva tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho. Na APAS, um dos maiores projetos é a manutenção da Escola de Educação Bilíngue Para Surdos.

Instituto Seli

O Instituto Seli é bastante conhecido pelo fato de manter um colégio que atende alunos surdos.  É adotada uma metodologia bilíngue, na qual a Língua Brasileira de Sinais é usada como a primeira Língua da pessoa com surdez.

No colégio Seli, a Língua Portuguesa, na modalidade oral e escrita, é usada como segunda Língua. Atualmente, o Instituto Seli oferece um amplo atendimento em cursos de capacitação, programas de pós-graduação e desenvolvimento de ações inclusivas.

Movimento Amigo do Surdo

O objetivo desse movimento é estimular e democratizar o acesso à informação por parte dos surdos. Essa democratização refere-se com maior abrangência às informações geradas na internet.

No site Amigo Surdo há uma relação de diversos sites que disponibilizam conteúdos que incluem a língua de sinais. Os sites vinculados ao portal Amigo do Surdo tratam dos mais variados assuntos, tais como educação, arte, cultura, comunicação, acessibilidade….

Conclusão

O amplo trabalho realizado por essas instituições demonstra como é importante o engajamento da sociedade como um todo para atender às necessidades específicas das pessoas surdas em um mundo tão competitivo.

Além das instituições que mencionamos, pelo Brasil há muitas outras iniciativas que promovem um amplo trabalho de inclusão social em atendimento aos grupos de pessoas portadoras de necessidades especiais, incluindo os surdos.

A soma de todos esses esforços é capaz de construir uma sociedade mais inclusiva, com melhores oportunidades para todos.

Imagens: tribunadovale.com.br / mensagenscomamor.com

Quer praticar a inclusão e se tornar um profissional valorizado?