fb

Importância da Libras na Área da Saúde

Importância da Libras na área da saúde

Importância da Libras na área da saúde. Este é um tema que requer comprometimento e atenção.O motivo não é por acaso.

É preciso que locais públicos e privados atuantes na área da saúde ofereçam um atendimento de qualidade às pessoas que apresentam deficiência auditiva.

Direitos básicos e a importância da Libras na área da saúde

Compreender a importância da Libras na área da saúde envolve ter claro como o acesso aos serviços de saúde é determinante para a qualidade de vida das pessoas.

Um dos direitos mais básicos dos cidadãos é que todos, independentemente de suas condições específicas, tenham pleno acesso aos atendimentos que precisam ser realizados para garantir a saúde.

Entretanto, boa parte de clínicas médicas, hospitais, unidades básicas de saúde, postos de saúde, laboratórios e demais locais não estão devidamente preparados para realizar atendimentos às pessoas com surdez.

O papel da comunicação

Para que a Libras nos atendimentos de saúde se torne uma realidade cada vez mais comum é preciso entender a importância da comunicação.

Para as pessoas surdas, é de suma importância que a Língua Brasileira de Sinais seja usada como principal recurso de comunicação.

Do contrário, o atendimento se torna bastante difícil e muitas vezes os surdos não conseguem compreender as orientações necessárias.

Para que a Libras seja adotada nos estabelecimentos da área da saúde é preciso que esses locais disponibilizem um tradutor ou intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

Outra opção é investir nos cursos de formação em Libras para parte da equipe de atendimento, sobretudo enfermeiros e atendentes.

Com essas ações, o atendimento se torna muito mais rápido e efetivo, feito de maneira padronizada.

Cursos de Libras para a área da saúde

Sobre a importância da Libras na área da saúde, conforme mencionamos, muitos locais estão investindo na formação de profissionais nessa língua de sinais usada pelos surdos.

Por esse motivo, é cada vez mais frequente a procura de profissionais da área da saúde por cursos de Libras, nos níveis básicos e até mesmo mais avançados.

Enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas etc. estão investindo nessa formação como recurso para proporcionar um atendimento de melhor qualidade às pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Libras na área da saúde é diferencial

Na área da saúde, os profissionais que já possuem a formação em Libras ou que estão planejando fazer esse curso possuem um imenso diferencial.

Esse fator sempre é levado em consideração do momento de contratar ou promover profissionais atuantes na área da saúde.

Além disso, hospitais, clínicas, laboratórios, postos de saúde e demais estabelecimentos possuem maior credibilidade quando investem em ações inclusivas que proporcionam um atendimento de maior qualidade para todas as pessoas.

A importância das leis

Para que a importância da Libras na área da saúde ganhe cada vez mais notoriedade é preciso que sejam ampliadas leis que favoreçam essa atenção especial com os surdos.

As ações inclusivas no Brasil

Importância da Libras na área da saúde

A valorização da Libras na área da saúde está muito associada aos conceitos de inclusão social.

Ainda que as ações inclusivas no Brasil sejam relativamente recentes, é preciso que elas sejam ampliadas e levadas cada vez mais a sério por parte de governos e empresas.

Além de considerar as necessidades específicas das pessoas que apresentam surdez, também é preciso satisfazer as demandas de pessoas que possuem outros tipos de necessidades.

Além do comprometimento de governos em todas as esferas (municipal, estadual e federal), é de suma importância que as empresas privadas e a sociedade como um todo se mobilizem para a adoção de ações inclusivas.

Tais ações, embora sejam simples, são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas surdas e fazer que eles tenham acesso às oportunidades que são de direito de todo cidadão.

No Brasil, uma das maiores barreiras para o desenvolvimento de ações inclusivas no campo da saúde é a precariedade dos serviços públicos.

Informações relevantes sobre os surdos no Brasil

Dados estatísticos demonstram de forma objetiva a importância da Libras na área da saúde.

Por meio deles é possível identificar como é urgente que estabelecimentos da área da saúde invistam cada vez mais em ações inclusivas.

Vamos ver quais são essas informações.

– O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em seu último censo, realizado em 2010, apontou que 10 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum nível de deficiência auditiva.

Esse percentual corresponde a 5% da população brasileira, o que é bastante significativo.

– Desse total de 10 milhões, 2,7 milhões de pessoas são completamente surdas.

– No Brasil, a maior parte das pessoas que apresentam deficiência de audição moram em áreas urbanas.

– Entre os surdos brasileiros, em torno de 1 milhão são crianças e jovens com idade máxima de 19 anos.

– A tendência é que a quantidade de surdos no Brasil aumente, informações essas que deverão ser refletidas no censo que será realizado pelo IBGE em 2020.

Esses dados simples revelam que uma parcela muito expressiva da população no Brasil necessita de um atendimento médico diferenciado, que esteja de acordo com as necessidades específicas de uma pessoa com surdez.

Ações necessárias na área da saúde para surdos

Além da formação de profissionais da área da saúde em Libras ou contratação de tradutores/intérpretes de Libras, é essencial que demais ações sejam adotadas.

Uma delas é a disponibilização de maiores quantidades de aparelhos auditivos e implantes cocleares.

Esses recursos são essenciais para o processo de reabilitação de pessoas surdas.

Outra medida de suma importância é investir em campanhas preventivas, que alertem a população quanto às principais causas da surdez.

Os alertas da Organização Mundial da Saúde – OMS são claros. Para evitar o aumento drástico dos casos de surdez é preciso que governos, empresas e a sociedade como um todo se mobilizem no desenvolvimento dessas campanhas.

Além de saber sobre a importância da Libras na área da saúde e como as ações inclusivas são determinantes, confira nossos demais conteúdos.

Cada um deles aborda temas de grande importância, sobretudo sobre Libras, inclusão social e luta da comunidade surda no Brasil e no mundo.

Imagens: saudebusiness.com / aen.pr.gov.br

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras