Dia dos Surdos

Dia dos Surdos – Uma Data de Grande Mobilização

Dia dos Surdos é uma das datas mais importantes para as pessoas que apresentam deficiência auditiva.

Nesse período do ano é possível dar ainda mais visibilidade à importância de ações inclusivas.

Além de beneficiar os surdos, tais ações também abrangem pessoas portadoras de demais tipos de deficiência.

Esse comprometimento da sociedade com as questões de inclusão é essencial para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que apresentam alguma deficiência.

Quando é o Dia dos Surdos?

O Dia dos Surdos é comemorado em todo Brasil no dia 26 de setembro.

Inclusive, o mês de setembro é de grande importância para a comunidade surda, já que ele traz outras importantes comemorações.

Vejamos quais são.

– 10 de setembro: Dia Internacional das Línguas de Sinais.

– 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

– 26 de setembro – Aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

– 30 de setembro – Dia Internacional do Surdo.

Como surgiu o Dia dos Surdos no Brasil?

O Dia dos Surdos foi oficializado por meio da Lei de nº 11.796. Essa lei foi publicada em 29 de outubro de 2008.

A partir da criação dessa lei, o Dia dos Surdos no Brasil começou a ser comemorado todo dia 26 de setembro.

A publicação dessa lei foi uma grande conquista para a comunidade surda brasileira que, após muitas décadas de luta, começou a ver ações importantes ganhando espaço na sociedade.

A luta pela inclusão

A comemoração do Dia dos Surdos tem como principal objetivo fortalecer a luta pela inclusão.

 Ainda que nos últimos anos muitos avanços tenham sido obtidos no campo da inclusão de pessoas com deficiência auditiva, há muito o que ser feito no Brasil.

É preciso que sejam desenvolvidos projetos abrangentes de inclusão social, capazes de proporcionar às pessoas surdas melhores condições de vida.

Essas condições de vida mais propícias envolvem avanços em diversas áreas, tais como saúde, educação, acesso à informação, formação profissional, oportunidades no mercado de trabalho, lazer, entretenimento, cultura etc.

Para que essa efetiva inclusão social seja possível, um dos investimentos mais necessários é no ensino, aprendizado e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Por que a Libras é tão importante?

Uma das principais dificuldades dos surdos no dia a dia é a comunicação.

Seja no ambiente familiar, na escola, em demais locais públicos e até mesmo nas mais simples situações do dia a dia, a ausência de uma comunicação adequada acaba se transformando em um fator de impedimento.

Para eliminar esses impedimentos, o uso da Libras é o principal recurso dos surdos para que eles possam se comunicar de forma prática e adequada.

Além de estimular o ensino e difusão dessa língua de sinais em todo território nacional, é preciso valorizar a profissão de tradutor e intérprete de Libras.

Esse profissional realiza a “ponte”, estabelecendo uma comunicação de qualidade entre surdos e pessoas que não apresentam essa condição.

A atuação do tradutor e intérprete de Libras

Dia dos Surdos

Além de celebrar o Dia dos Surdos e demais datas importantes para essa comunidade, é preciso um olhar de reconhecimento quanto aos profissionais que atuam como tradutores e intérpretes de Libras.

A atuação desses profissionais é o que possibilita a inserção social dos surdos nas mais variadas situações.

Por exemplo, para que os surdos tenham acesso à informação, é preciso que um tradutor e intérprete de Libras esteja transmitindo as informações mencionadas por determinado telejornal ou outro programa da TV aberta.

Para que uma pessoa com surdez tenha um atendimento médico de melhor qualidade, é recomendado que hospitais, clínicas, laboratórios etc. contem com pelo menos um intérprete de Libras para estabelecer a comunicação.

Mobilização de empresas

Um dos fatores de maior importância para que os surdos possam ser inseridos no mercado do trabalho é a disponibilidade das empresas em oferecer vagas para pessoas com deficiência.

Nos últimos anos, devido à Lei de Cotas para Deficientes, muitos avanços foram obtidos quanto à entrada de surdos no mercado de trabalho.

Inclusive, grandes empresas brasileiras, como Natura, Magazine Luiza e Grupo Pão de Açúcar tem desenvolvido projetos de grande alcance para colaboradores que apresentam algum tipo de deficiência.

Além de aumentar a oferta de vagas para pessoas com deficiência, essas empresas investem no desenvolvimento das capacidades e habilidades.

Esse fator é de grande importância para aumentar a autonomia no dia a dia e proporcionar independência financeira.

Para que os surdos tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho é preciso que cada vez mais empresas se conscientizem e se mobilizem na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Mobilização governamental

Governos de todas as esferas (municipal, estadual e federal) precisam cada vez mais desenvolver ações que estimulem a inclusão.

Sobretudo no que diz respeito a órgãos e instituições públicas, é preciso que o exemplo de inclusão social seja dado diariamente.

Com ações simples é possível proporcionar melhores condições de vida para as pessoas surdas.

Além disso, tais ações inclusivas também trazem benefícios para pessoas portadoras de outros tipos de deficiência.

Mobilização da população

O Dia dos Surdos também traz reflexões sérias quanto à importância da população.

As mudanças não partem apenas de governos e empresas. A população em geral tem muita força para tornar a sociedade mais inclusiva.

Professores, diretores de escolas, médicos, enfermeiros, profissionais que atuam com comunicação etc. podem trazer benefícios ainda maiores ao propor mudanças que favoreçam o dia a dia dos deficientes auditivos.

Muito além de comemorar o Dia dos Surdos no dia 26 de setembro, é preciso que todos os dias, as maiores demandas da comunidade surda brasileira sejam consideradas com seriedade e comprometimento.

É a partir do engajamento de toda sociedade que as mudanças ainda maiores começarão a acontecer, fazendo que todos tenham acesso a melhores oportunidades em todas as áreas.

Depois de saber sobre o Dia dos Surdos aqui no Brasil, fique por dentro dos nossos demais conteúdos com temas de grande interesse para a comunidade surda brasileira e internacional.

Imagens: oacustico.com.br / correiodecarajas.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *