fb

Importância da Libras para Professores de Escolas Públicas e Particulares

Importância da Libras para professores

Quando falamos sobre a importância da Libras para professores, precisamos considerar as escolas públicas e também privadas.

Por mais que no Brasil os temas de inclusão social estejam ganhando destaque, é preciso que muitas ações efetivas sejam adotadas, principalmente na área da educação.

A importância da Libras para professores

Entender o papel da Libras para os professores requer considerar que a educação é um dos direitos essenciais das pessoas.

Dessa forma, todos precisam ter acesso a ela. Isso independe de qualquer tipo de deficiência, condição social e demais fatores que por muitos anos foram motivos de impedimento.

Tanto as escolas da rede pública quanto os colégios privados estão investindo de maneira contínua na capacitação de professores e demais profissionais.

O objetivo é atender plenamente às necessidades específicas de pessoas surdas e também de indivíduos que apresentam outros tipos de deficiência.

Este é um dos motivos pelos quais a formação em Libras atualmente é vista como um importante diferencial para os professores e profissionais que pretendem atuar na área da educação.

A educação deve ser para todos

No que se refere à importância da Língua Brasileira de Sinais para professores, ao passo que as escolas investem na formação em Libras, naturalmente a educação dos surdos ganha mais qualidade.

Dessa forma, à medida que os profissionais e escolas investem para atender às demandas das pessoas surdas, maior será o alcance da inclusão social.

O ensino tradicional e ações inclusivas

Importância da Libras para professores

Conforme os professores das escolas públicas e particulares se capacitam na Língua Brasileira de Sinais, é possível favorecer a inclusão de crianças e adolescentes surdos no ensino tradicional.

Essa inclusão abrange os níveis de ensino fundamental, médio, profissionalizante e até mesmo universitário.

Por meio da Libras, são criadas oportunidades para que os alunos surdos consigam estudar e conviver de uma maneira mais natural.

Importância da Libras na educação a distância

A importância da Libras para professores é facilmente observada no ensino a distância.

Pelo fato de estimular a inclusão social, é cada vez mais comum que as instituições de ensino invistam na elaboração de cursos que possam ser facilmente acessados por todas as pessoas, incluindo aquelas que apresentam algum tipo de deficiência.

Uma das vantagens dos cursos à distância é que eles são gravados. Portanto, é mais fácil adotar recursos audiovisuais específicos para utilizar a comunicação em Libras.

Importância da formação continuada em Libras

Para os professores, o papel da Libras é tão importante que muitas instituições têm priorizado a contratação de profissionais que já possuem a formação na Língua Brasileira de Sinais.

Com a finalidade de atender a essa necessidade, são oferecidos cursos mais avançados em Libras em atendimento à formação especial por parte dos professores.

Por meio desses cursos, os professores se sentem mais preparados e seguros quanto às necessidades específicas das crianças e adolescentes surdos.

Além da educação nos moldes tradicionais, o papel dos professores é fundamental para que as crianças e adolescentes surdos se sintam acolhidos e pertencentes ao ambiente escolar.

Todos esses fatores demonstram que professores e profissionais ligados à área da educação precisam desenvolver uma série de habilidades que favoreçam um profundo processo de inclusão social.

Libras e o mercado de trabalho

Quando pensamos na importância da Libras para professores é preciso considerar o mercado de trabalho.

A partir do momento que crianças, adolescentes e adultos com surdez conseguem melhor acesso à educação, é natural que sejam conquistadas melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Quando as pessoas com surdez entram no mercado de trabalho, elas adquirem independência financeira e uma socialização de maior qualidade.

Esses dois fatores são essenciais para elevar a autoestima e proporcionar melhores condições de vida aos surdos.

Essa melhor possibilidade de inserção no mercado de trabalho deixa claro que a importância dos professores vai muito além da atuação em sala de aula.

A educação de qualidade é capaz de transformar todo o contexto de vida das pessoas que apresentam surdez.

Dados sobre a educação para surdos

Para compreender ainda melhor o papel da Língua Brasileira de Sinais para os professores, vamos ver alguns dados quanto ao acesso à educação para surdos.

  • De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, a quantidade de surdos no Brasil era de 10 milhões. Desse número, 2,7 milhões de indivíduos são completamente surdos;
  • Conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, em 2010, 71.283 alunos que possuem deficiência auditiva, surdez e portadores de surdez e cegueira foram matriculados no ensino básico. Isso foi observado nas classes regulares e também em escolas de ensino especializado.

Alguns livros sobre educação para surdos

importância da Libras para professores é trabalhada em vários livros que tratam sobre educação para surdos no Brasil e no exterior. Vamos ver quais são.

  • Leitura e Escrita na Educação de Surdos. Das Políticas às Práticas Pedagógicas – Aline Gomes da Silva e Tiago Ribeiro.
  • Libras e Leitura de Língua Portuguesa para Surdos – Débora Rodrigues Moura.
  • Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem – Ronice Muller de Quadros.
  • Educação de Surdos. Desafios para a Prática e Formação de Professores – Camila Machado de Lima.
  • Educação Inclusiva – Kátia Maria de Moura Evêncio.
  • Surdos. Educação, Direito e Cidadania – Edmarcius Carvalho Novaes.
  • A Educação de Surdos Sob a Perspectiva de Sua Cultura e Identidade – Danilo Pessoa Ferreira de Souza.
  • Linguagem, Surdez e Educação – Maria Cecília Rafael de Góes.

Alguns filmes sobre a Libras e cultura surda

Os filmes e séries mencionados abaixo tratam sobre a importância da Libras para professores e demais profissionais que atendem as demandas específicas das pessoas surdas.

  • A Família Bélier (filme em Língua Francesa de Sinais).
  • The Hammer (filme em Língua Americana de Sinais).
  • Tamara (curta metragem em Língua Americana de Sinais).
  • Switched at Birth (série em Língua Americana de Sinais).

Além de saber a importância da Libras para professores, veja nossos outros temas sobre inclusão social na área da educação.

Imagens: livrosepessoas.com /  librasol.com.br

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras