fb

PROLIBRAS: Acabou? O que é e qual a importância do exame?

Prolibras refere-se ao Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Esse exame também é utilizado para Certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa.

Prolibras – essa é a legislação específica

Todas as regras relacionadas ao Prolibras estão inseridas no Decreto nº 5.626, que foi publicado no dia 22 de dezembro de 2005.

Esse suporte oferecido pela lei permite que todas as regras do Prolibras sejam colocadas de forma bem objetiva.

Todas as regras foram elaboradas com critérios previamente estabelecidos pelo Ministério da Educação – MEC.

Quem pode ser inscrito?

Todas as pessoas que possuem surdez ou que sejam ouvintes e já terminaram o Ensino Médio (ou que venham a terminá-lo até a data colocada no Edital) podem se inscrever neste exame.

Como é a estrutura do Prolibras?

O Prolibras é realizado em duas fases. A primeira consiste na aplicação de uma prova objetiva e eliminatória. A segunda é uma prova prática também de caráter eliminatório. Na primeira fase, o conteúdo do exame é comum a todos os participantes.

Na segunda fase, há uma diferenciação de conteúdo que varia conforme cada modalidade de certificação de proficiência requerida pelos candidatos que estão realizando o exame.

O que exatamente é avaliado no Prolibras?

Na etapa inicial, o exame do Prolibras tem por objetivo avaliar o entendimento dos participantes no que se refere à Libras.

Essa avaliação abrange o domínio de conhecimentos linguísticos, educacionais e legislação específica no campo da Libras, de acordo com as regras divulgadas no edital da prova.

Na segunda etapa, que como mencionamos consiste numa prova prática, a avaliação gira em torno das habilidades e competências necessárias para que o candidato exerça as funções de docente ou de tradutor e intérprete de Libras.

Como a inscrição no Prolibras é feita?

O Prolibras não existe mais. Mais abaixo explicamos o motivo.

No próprio site do INES eram informadas as datas e locais de prova, assim como os demais dados referentes à realização das provas. Para fazer o Prolibras é preciso pagar uma taxa. Esse valor pode variar e sempre é informado no Edital.

PROLIBRAS acabou?

Prolibras foi o exame garantido pelo Decreto de Lei 5.626, de 22 de Dezembro de 2005 por dez anos. Assim sendo, não existe mais o Prolibras.

PROLIBRAS em 2023 e 2024?

Não haverá PROLIBRAS estes anos (2021, 2022, 2023 e 2024) e não há previsão de quando voltará a ter outros exames.

O nível de escolaridade é levado em consideração?

No que se refere ao Prolibras, uma das dúvidas mais comuns das pessoas é se o nível de proficiência atestado por este exame está associado ao nível de escolaridade do candidato.

É importante ter claro que a certificação proporcionada pelo Prolibras não determina equivalência com relação ao nível escolar para a atuação do profissional.

Regras para certificação no Prolibras

Os certificados entregues por meio do Prolibras são tidos como títulos.

Esses títulos comprovam objetivamente a competência do profissional no que se refere ao ensino da Língua Brasileira de Sinais ou atuação na área de tradução e interpretação da Libras.

Outra dúvida comum dos candidatos é a possibilidade de obter duas certificações no mesmo exame.

A resposta a essa pergunta é não. Em cada exame do Prolibras, o candidato precisará optar apenas por uma das certificações disponibilizadas. Em um outro exame o candidato poderá requerer outra modalidade de certificação.

Qual a importância do Prolibras?

A existência do Prolibras é de fundamental importância para que a qualidade dos profissionais que atuam no ensino e também na tradução/interpretação de Libras esteja assegurada.

Esse exame permite que seja comprovada a obtenção de habilidades e conhecimentos necessários por parte dos profissionais que atuam nessa área.

Cursos de preparação para o Prolibras

As pessoas que desejam elevar as chances de aprovação no Prolibras necessitam estar bastante familiarizadas com todos os conteúdos que serão solicitados na prova. Esse fator envolve a primeira e a segunda fase desse exame.

Para dominar esses conteúdos é preciso realizar cursos preparatórios, específicos para a prova. Esses cursos são elaborados conforme conteúdos solicitados no edital.

É muito importante frisar que a certificação nesse exame é um dos itens essenciais que precisarão ser atendidos no momento da contratação de profissionais atuantes na área de ensino ou como tradutores/intérpretes de Libras.

Dessa forma, é necessário seguir todas as medidas necessárias para conquistar uma excelente pontuação e obter a certificação do Prolibras.

A questão da inclusão social

Devido à crescente demanda e busca por esses profissionais, é necessário definir critérios capazes de assegurar a qualidade do ensino e outras atividades associadas a Libras.

O comprometimento com a qualidade é fundamental para fortalecer a inclusão social dos surdos nas mais diferentes áreas (saúde, educação, lazer, mercado de trabalho, acesso à informação etc.).

Nos últimos tempos, as leis no Brasil têm passado por mudanças muito positivas no que se refere ao ensino de Libras e uso dessa língua de sinais em todo país.

Se o PROLIBRAS acabou… como ter um certificado?

Para ter os resultados mais satisfatórios no que se refere à inclusão social, além de ter um maior número de profissionais com formação em Libras, é necessário que sejam atestadas as qualificações pertinentes. Ou seja, de nada adianta ter um certificado mas não dominar a Língua. Por isso, a importância de realizar um curso de qualidade.

A Academia de Libras é a maior referência no ensino de Libras no país e seus alunos concluem o curso com Certificado Avançado em Libras. São mais de 5 mil alunos, sendo a primeira escola online de Libras fundada no país (em 2017).

Devido a esse fator é comum que certas exigências sejam diferentes, em conformidade com os critérios utilizados por cada instituição ou empresa.

O grande objetivo é assegurar o compromisso e qualidade do profissional no que se refere à difusão da Língua Brasileira de Sinais como recurso principal de comunicação para as pessoas surdas.

Ainda que o nosso país tenha obtido importantes conquistas no campo da inclusão social para os surdos, é preciso que sejam realizadas muitas outras ações em atendimento às demandas da comunidade surda.

Após saber exatamente no que consiste o Prolibras, veja nossos demais artigos com temas de grande relevância para a comunidade surda brasileira.

Imagens: pt-br.facebook.com/pg/prolibras/photos/ / grupomccac.org

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras