Para saber exatamente o que é proficiência em Libras é necessário levar em consideração que o termo proficiência refere-se a domínio de conhecimento, capacidade ou competência.

Dessa maneira, proficiência em Libras diz respeito à capacidade para desenvolver ou desempenhar atividades que envolvem o ensino da Libras.

Se você deseja compreender todos os detalhes sobre esse assunto e também a importância da Libras em todo Brasil, fique de olho no nosso artigo.

No que consiste a Libras?

Após saber o que significa proficiência em Libras, é necessário compreender um pouco mais no que consiste essa língua de sinais.

A Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais, é usada em todo território brasileiro.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, a Libras não se trata de uma língua de sinais universal.

Cada país, de acordo com certas particularidades, apresenta sua própria língua de sinais.

Dois exemplos são a Língua de Sinais Francesa e a Língua de Sinais Americana, que consistem nas línguas de sinais mais utilizadas no planeta.

Algo muito importante a saber é que tanto a Língua Americana de Sinais quanto a Libras foram criadas graças à Língua Francesa de Sinais.

Essa língua, que era usada na Europa há bastante tempo, possibilitou a criação da Libras e Língua de Sinais Americana.

Quem usa da Língua Brasileira de Sinais?

Para entender o que é proficiência em Libras e a importância no que se refere ao domínio desse conhecimento é necessário saber quais profissionais usam esse recurso de comunicação.

De maneira geral, a proficiência em Libras precisa ser devidamente atestada/comprovada pelos profissionais atuantes com o uso e ensino da Língua Brasileira de Sinais.

Isso significa que professores e intérpretes e tradutores de Libras necessitam comprovar certo grau de proficiência.

Isso permite que esses profissionais atuem em suas respectivas áreas garantindo máxima qualidade.

Essa garantia de qualidade é de grande importância para as escolas, empresas e outros lugares nos quais é preciso adotar a comunicação em Libras.

Como a proficiência em Libras é atestada?

Para atestar a proficiência em Libras há o Prolibras. Ele consiste no Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais.

Através do Prolibras, que todos os anos é aplicado pelo Ministério da Educação, torna-se possível atestar o grau de proficiência em Libras e apresentar o certificado emitido todas as vezes em que seja necessário.

O exame aplicado no Prolibras é elaborado em duas fases: uma que é puramente teórica e outra que é prática.

Neste exame, são comprovados todos os conhecimentos dos candidatos com relação ao domínio teórico e prático quanto ao uso e ensino da Língua Brasileira de Sinais.

Como se preparar para o Prolibras?

Para obter um bom resultado no exame de proficiência em Libras através do certificado do Prolibras é necessário se preparar para a realização desse exame. Uma das formas de fazer isso é fazer cursos específicos para o Prolibras.

Além de estar atualizado nos conhecimentos em Libras no cotidiano, o curso proporciona uma série de informações para que os candidatos conquistem a certificação e possam atuar no ensino e uso de Libras de forma profissional.

Importância do Prolibras?

Ao saber exatamente o que é proficiência em Libras é possível entender por que o Prolibras é tão importante.

Esse certificado é uma maneira de assegurar a qualidade dos profissionais que trabalham nessa área através de procedimentos formais, que consistem nos exames práticos e teóricos.

Ao garantir a qualidade, essa certificação faz que as pessoas tenham acesso a uma comunicação de alta qualidade em Libras.

Caso o Prolibras não existisse, seria praticamente impossível que os profissionais atuantes com Libras comprovassem o grau de conhecimento obtido quanto a essa língua de sinais.

Inclusão social e Libras

O que é proficiência em Libras

Para estimular a inclusão social das pessoas surdas, uma das principais ações que precisam ser adotadas é favorecer o ensino e uso frequente da Libras.

A Língua Brasileira de Sinais é um dos fatores essenciais para que os surdos no Brasil tenham suas necessidades específicas atendidas no dia a dia.

É necessário que a sociedade em geral se torne mais inclusiva nas áreas de educação, saúde, acesso à informação, mercado de trabalho, lazer etc.

Para que isso aconteça com facilidade, é preciso que os surdos tenham acesso a uma comunicação em Libras de qualidade.

A Libras está presente em muitas áreas

A Libras tem sido usada com cada vez mais frequência nas mais diversas áreas como forma de possibilitar maior número de ações inclusivas para surdos.

Nas escolas tradicionais é possível ver a atuação dos tradutores/intérpretes de Libras com o intuito de garantir que alunos com surdez tenham acesso ao conhecimento fornecido pelos professores em sala de aula.

Tanto as escolas públicas quanto as particulares estão investindo com cada vez mais frequência na contratação e formação de professores que apresentam formação básica em Libras.

O domínio do ensino e uso da Libras é considerado como um significativo diferencial no mercado de trabalho, principalmente no que se refere aos lugares que disponibilizam atendimento frequente às pessoas, tais como laboratórios, hospitais, clínicas etc.

A área de audiovisual possui uma demanda frequente por profissionais que tenham ampla experiência em Libras.

No entanto, para comprovar a qualidade de conhecimentos adquiridos é preciso comprovar a proficiência.

Uma grande conquista para os surdos brasileiros

Ao passo que o ensino e uso da Libras é melhorado, naturalmente os surdos são beneficiados.

Essa comunicação com cada vez mais qualidade faz uma grande diferença para tornar as ações inclusivas mais eficazes.

Outro elemento é que a profissão de tradutor/intérprete de Libras foi regulamentada recentemente.

Dessa maneira, é necessário que sejam aplicadas medidas que comprovem a proficiência em Libras e garantam uma comunicação padronizada em todo território nacional.

Depois de saber o que é proficiência em Libras, confira nossos outros artigos com temas que dizem respeito à Língua Brasileira de Sinais e ações de inclusão social.

Imagens: jornaldebrasilia.com.br / blog.handtalk.me