fb

O que é Proficiência em Libras? Como conseguir? Tem Exame ou certificado?

O que é proficiência em Libras

Para saber exatamente o que é proficiência em Libras é necessário levar em consideração que o termo proficiência refere-se a domínio de conhecimento, capacidade ou competência.

Dessa maneira, proficiência em Libras diz respeito à capacidade para desenvolver ou desempenhar atividades que envolvem o ensino da Libras.

Se você deseja compreender todos os detalhes sobre esse assunto e também a importância da Libras em todo Brasil, fique de olho no nosso artigo. Iremos explicar cada detalhe de como conseguir obter a Proficiência na área, além de exames ou certificados necessários.

No que consiste a Libras?

Após saber o que significa proficiência em Libras, é necessário compreender um pouco mais no que consiste essa língua de sinais.

A Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais, é usada em todo território brasileiro.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, a Libras não se trata de uma língua de sinais universal.

Cada país, de acordo com certas particularidades, apresenta sua própria língua de sinais.

Dois exemplos são a Língua de Sinais Francesa e a Língua de Sinais Americana, que consistem nas línguas de sinais mais utilizadas no planeta.

Algo muito importante a saber é que tanto a Língua Americana de Sinais quanto a Libras foram criadas graças à Língua Francesa de Sinais.

Essa língua, que era usada na Europa há bastante tempo, possibilitou a criação da Libras e Língua de Sinais Americana.

Quem usa da Língua Brasileira de Sinais?

Para entender o que é proficiência em Libras e a importância no que se refere ao domínio desse conhecimento é necessário saber quais profissionais usam esse recurso de comunicação.

De maneira geral, a proficiência em Libras precisa ser devidamente atestada/comprovada pelos profissionais atuantes com o uso e ensino da Língua Brasileira de Sinais.

Isso significa que professores e intérpretes e tradutores de Libras necessitam comprovar certo grau de proficiência.

Isso permite que esses profissionais atuem em suas respectivas áreas garantindo máxima qualidade.

Essa garantia de qualidade é de grande importância para as escolas, empresas e outros lugares nos quais é preciso adotar a comunicação em Libras.

Como conseguir proficiência em Libras?

Para atestar a proficiência em Libras existia o Prolibras. O Prolibras era o Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais. Porém, ele não existe mais.

Assim sendo, no Brasil não existe atualmente um exame nacional de proficiência. Cabe ao aluno aprender, desenvolver e se profissionalizar na área através de cursos de Libras. Caso queira adquirir um certificado nível avançado de Libras, conheça o curso da Academia de Libras, a maior escola de Libras do país com mais de 7 mil alunos.

É necessário algum exame ou certificado?

Hoje em dia, o ProLibras, exame nacional de proficiência de Libras não existe mais… porém, você pode obter sua fluência em Libras através de cursos completos com conhecimento prático na área. O certificado nível avançado em Libras é fundamental para que você tenha aptidão e conhecimento aplicável.

A Academia de Libras é a maior escola de ensino à distância de Libras no país, acesse aqui para saber mais.

Inclusão social e Libras

Para estimular a inclusão social das pessoas surdas, uma das principais ações que precisam ser adotadas é favorecer o ensino e uso frequente da Libras.

A Língua Brasileira de Sinais é um dos fatores essenciais para que os surdos no Brasil tenham suas necessidades específicas atendidas no dia a dia.

É necessário que a sociedade em geral se torne mais inclusiva nas áreas de educação, saúde, acesso à informação, mercado de trabalho, lazer etc.

Para que isso aconteça com facilidade, é preciso que os surdos tenham acesso a uma comunicação em Libras de qualidade.

A Libras está presente em muitas áreas

A Libras tem sido usada com cada vez mais frequência nas mais diversas áreas como forma de possibilitar maior número de ações inclusivas para surdos.

Nas escolas tradicionais é possível ver a atuação dos tradutores/intérpretes de Libras com o intuito de garantir que alunos com surdez tenham acesso ao conhecimento fornecido pelos professores em sala de aula.

Tanto as escolas públicas quanto as particulares estão investindo com cada vez mais frequência na contratação e formação de professores que apresentam formação básica em Libras.

O domínio do ensino e uso da Libras é considerado como um significativo diferencial no mercado de trabalho, principalmente no que se refere aos lugares que disponibilizam atendimento frequente às pessoas, tais como laboratórios, hospitais, clínicas etc.

A área de audiovisual possui uma demanda frequente por profissionais que tenham ampla experiência em Libras.

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras