fb

Símbolos de Acessibilidade para Deficientes Auditivos

Símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos

Símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos fazem toda diferença no dia a dia.

É por meio deles que os surdos e demais pessoas compreendem a adoção de ações inclusivas nos mais diversos locais.

Para saber detalhes sobre cada símbolo e importância deles, fique de olho no nosso artigo.

Qual a importância dos símbolos de acessibilidade para surdos?

Todos os símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos e outros tipos de deficiência são usados com o intuito de informar as pessoas que apresentam deficiência.

Tais informações estão associadas aos espaços que podem ser utilizados com total segurança e autonomia, dando garantias de acessibilidade.

Por mais que tais regras relacionadas à acessibilidade sejam frequentes e comuns em países mais desenvolvidos, elas são praticamente recentes no Brasil.

Exatamente por isso é necessário que esses símbolos se tornem cada vez mais comuns.

Esses são os 12 símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos

1 – Símbolo de deficiente auditivo

Símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos

Com relação aos símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos, este é considerado um dos mais importantes, sendo chamado de telebobina.

Nos lugares onde este símbolo está presente há disponibilização com sistema de aro magnético, essencial para pessoas que usam aparelho auditivo.

Quando existe esse recurso, basta acessar o modo T no aparelho auditivo.

2 – Símbolo de deficiente auditivo

SD

Este símbolo de acessibilidade para surdos refere-se à Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Ele é utilizado para indicar que determinada apresentação ou evento serão feitos em Libras.

3 – Símbolo de deficiente auditivo

Símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos

De maneira geral, esse sinal existe em lugares que favorecem plenas condições de acessibilidade ou determinados tipos de auxílio para pessoas surdas.

Esse sinal também serve para identificar uma pessoa com deficiência auditiva. Conforme estabelecido por lei, aqui no Brasil, os motoristas que apresentam surdez necessitam usar adesivo que contenha esse símbolo.

É preciso que esse adesivo fique posicionado no para-brisas do carro.

4 – Símbolo de deficiente auditivo

Esse par de símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos são utilizados em diferentes situações.

SD

OC (Opened Caption) corresponde a legendas abertas, aparecendo de maneira automática em filmes, programas de televisão e vídeos.

Símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos

CC (Close Caption) corresponde a legendas ocultas, fazendo referência às legendas que precisam ser habilitadas para que possam aparecer.

No Brasil, todos os aparelhos de TV e todos os canais abertos precisam oferecer essa opção.

5 – Símbolo de deficiente auditivo

SD

Esse recurso de acessibilidade para surdos está associado às pessoas que utilizam aparelhos auditivos.

Essa imagem significa que a emissão dos sons é realizada diretamente ao aparelho do usuário.

6 – Símbolo sobre saúde da audição

Símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos

Por mais que esse símbolo não estabeleça referência específica aos surdos, ele é muito aplicado com o objetivo de favorecer os cuidados que precisam ser tomados no que se refere à saúde da audição.

De maneira geral, esse símbolo é usado em lugares com grande concentração de ruídos e que, devido a isso, necessitam ser acessados mediante utilização de aparelhos de proteção de sons.

7 – Símbolo de deficiente visual

SD

Esse símbolo de acessibilidade faz referência às pessoas com deficiência visual. Ele serve para indicar a disponibilização de serviços, mobiliário e equipamentos específicos para pessoas com deficiência visual.

8 – Símbolo de deficiente visual

SD

Esse símbolo faz referência ao Braile e está associado aos lugares que oferecem cardápios, panfletos explicativos, materiais ou programas em formato de Braile, que é um dos principais recursos de comunicação usados por deficientes visuais.

9 – Símbolo de deficiente visual

SD

Entre os símbolos de acessibilidade para os deficientes visuais, este é usado para informar que determinado lugar está disponível para receber cães-guias.

É importante frisar que os cães que atuam como guias devem ser permitidos em todos os lugares (restaurantes, meios de transporte, locais públicos etc.).

10 – Símbolo associado à deficiência intelectual

SD

Por mais que esse símbolo não seja tão comum, é preciso saber que ele está ligado à deficiência intelectual.

11 – Símbolo de deficientes físicos

SD

Esse símbolo de acessibilidade bastante conhecido é associado às pessoas que possuem deficiência física.

Ele serve para mostrar a acessibilidade em diversos lugares públicos e também é comum nas vagas que são destinadas às pessoas com algum tipo de deficiência

12 – Símbolo associado ao nanismo, deficiência intelectual e ostomia

SD

Esse símbolo de acessibilidade faz referência às pessoas portadoras de nanismo, ostomia e deficiência intelectual.

O papel da inclusão social para pessoas com deficiência

Depois de ver cada um dos símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos e outros tipos fica fácil observar a importância deles nas mais diversas situações do dia a dia.

O uso desses símbolos começou a ser mais comum nas últimas décadas, por meio da publicação de leis específicas que favorecem melhores condições de acessibilidade às pessoas com deficiência.

Ainda que seja necessário um longo trabalho pela frente na área da acessibilidade, é possível notar várias mudanças no que se refere à inclusão social das pessoas que apresentam deficiência.

No que se refere ao uso desses símbolos, é de total importância que eles sejam sempre colocados em locais de fácil identificação. Dessa forma, eles serão visualizados por todas as pessoas.

É necessário que esses símbolos sejam cada vez mais divulgados como recurso para favorecer a acessibilidade das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Para disponibilizar esses símbolos, é preciso que os lugares passem por um processo de adaptação conforme as normas técnicas que são determinadas de acordo com a necessidade específica que determinado símbolo atende.

Cada uma dessas ações proporciona significativa contribuição para que, aos poucos, a sociedade como um todo se torne mais inclusiva.

Esse fator promove melhores condições de vida e acessibilidade para todas as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência.

Além do uso de todas as regras necessárias e símbolos, é preciso que os lugares públicos invistam frequentemente na capacidade de atender plenamente às necessidades específicas de pessoas com deficiência.

Após saber os símbolos de acessibilidade para deficientes auditivos, confira nossos outros artigos com assuntos de grande interesse para todos aqueles que apresentam algum tipo de deficiência.

Entre os temas de maior destaque estão a Língua Brasileira de Sinais, inclusão social e comunidade surda brasileira.

Imagens: centroauditivoviver.com.br / autoescolaonline.net

Rolar para o topo