fb

Dificuldades e Desafios dos Surdos na Sociedade (Brasil)

Dificuldades dos surdos na sociedade

Dificuldades dos surdos na sociedade precisam ser conhecidas. A partir disso é possível desenvolver ações efetivas que ofereçam melhores condições de vida às pessoas com deficiência auditiva.

Para saber quais são essas dificuldades e como projetos de inclusão social são necessários, confira nosso artigo.

 

Inclusão na Sociedade

 

No campo da educação estão diversas dificuldades dos surdos na sociedade. Ainda que muitos avanços tenham ocorrido nos últimos anos, especialmente no ensino de Libras, há muito o que ser feito.

É fundamental que as escolas públicas e particulares desenvolvam maior quantidade de projetos inclusivos, capaz de proporcionar melhores condições de aprendizado aos surdos.

A educação também deve abranger a formação profissional por meio de cursos técnicos/profissionalizantes e também a inclusão de surdos nas universidades públicas e particulares.

 

Atendimento na área da saúde para surdos

 

Outra das maiores dificuldades dos surdos na sociedade está relacionada à área da saúde.

Grande parte dos hospitais (públicos e particulares), laboratórios, clínicas, postos de saúde etc. ainda não oferecem o padrão necessário para atender pessoas com deficiência auditiva.

O maior empecilho para um atendimento de qualidade é a impossibilidade de comunicação em Libras.

Exatamente por isso, para tornar esse atendimento mais eficaz, é preciso que um ou mais membros das equipes de atendimento tenham a formação em Libras.

Outra possibilidade é que os estabelecimentos da área da saúde disponibilizem um tradutor/intérprete de Libras para que seja realizado o atendimento aos surdos.

Esses cuidados se estendem nos casos de atendimentos feitos por psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos etc.

 

Emprego e Renda de surdos

 

Uma das maiores dificuldades dos surdos na sociedade é com relação às oportunidades no mercado de trabalho.

Nos últimos anos, ainda que a Lei de Cotas para Deficientes tenha proporcionado excelentes resultados em todo Brasil quanto à empregabilidade dos surdos, esse cenário precisa melhorar.

Ainda que de forma gradativa, é preciso que as empresas invistam mais no oferecimento dessas vagas e no desenvolvimento das habilidades das pessoas que apresentam algum tipo de deficiência.

No Brasil, grandes empresas como Grupo Pão de Açúcar, Natura e Serasa Experian, já desenvolvem projetos de grande relevância para atender aos colaboradores com necessidades especiais.

Cada ação inclusiva, seja ela realizada pelo governo ou empresas, tem efeitos altamente positivos na autonomia e independência financeira das pessoas com surdez.

 

Acesso à informação para surdos

 

Muitas das dificuldades dos surdos na sociedade estão relacionadas à falta de informação.

Essa dificuldade para acessar informação está associada às dificuldades de comunicação enfrentadas pelos surdos.

Uma dessas dificuldades é o uso ainda tímido da Língua Brasileira de Sinais pelos meios de comunicação e também na internet.

Dessa forma, uma das ações inclusivas mais necessárias é que todos os meios de comunicação, sobretudo os canais de TV, adotem a Libras na maioria da programação.

 

Lazer e Cultura para surdos

 

Além do acesso à informação, os surdos sofrem diversas dificuldades nas áreas da cultura e lazer.

Ainda são consideradas poucas as ações inclusivas desenvolvidas para que as pessoas surdas tenham melhores oportunidades quanto ao lazer e cultura.

Grande parte dessa dificuldade também está relacionada ao pouco uso da Libras.

Exatamente por isso, é essencial adotar estratégias para que os surdos consigam ter mais opções de lazer e cultura usando a Libras como principal recurso de comunicação.

 

O papel do governo brasileiro

Para que as dificuldades dos surdos na sociedade sejam menores ou até mesmo eliminadas, a legislação tem um papel essencial.

Na maioria das vezes, as conquistas com relação à inclusão social ocorrem principalmente por meio das leis, que tornam obrigatórias determinadas ações.

As leis que favorecem melhores condições de vida para pessoas com deficiência auditiva podem ser elaboradas em várias esferas de poder: municipal, estadual e federal.

Cada uma delas exerce grande importância para que os surdos tenham acesso a melhores oportunidades e até mesmo a direitos básicos. No Brasil, embora existam muitas leis para surdos, é preciso que elas sejam ampliadas.

Essa ampliação envolve desenvolver projetos ainda mais amplos, que incluem o ensino e uso de Libras, oportunidades de desenvolvimento profissional para pessoas surdas, disponibilização de aparelhos auditivos e implante coclear etc.

 

Alguns exemplos de inclusão social de pessoas surdas

 

 

Inclusão na Área da educação

 

Com relação a exemplos de inclusão na área da educação, o estado do Paraná se apresenta como um dos exemplos a serem seguidos em todo Brasil.

Nas escolas estaduais paranaenses, todos os alunos comprovadamente surdos que estão matriculados na rede de ensino contam com a presença de um intérprete de Libras em sala de aula.

Além do intérprete, os alunos surdos usufruem de salas com recursos multifuncionais, capazes de atender necessidades específicas das pessoas surdas.

 

Inclusão na Área da educação

 

Outro exemplo de inclusão no campo da educação vem da cidade de Itapeva, São Paulo.

Numa das escolas dessa localidade, os alunos solicitaram que todos eles pudessem receber aulas de Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Uma das razões desse pedido foi o desconforto que os alunos sentiam toda vez que desejavam conversar com um colega que é surdo.

A partir dessa mobilização dos alunos, foi criado um projeto que recebeu o nome de “Libras: a voz do silêncio.”

Essa iniciativa foi muito divulgada no estado de São Paulo e em todo Brasil. Certamente, é um lindo e inspirador exemplo de inclusão.

 

Inclusão na área da educação

 

O tema do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em 2017, foi “Desafios para Formação de Surdos”.

Depois que esse tema foi abordado em um exame tão importante como o Enem, diversas ações passaram a ser debatidas em todo Brasil.

O objetivo desses debates foi abordar novas maneiras de aumentar a inclusão social das pessoas surdas no ambiente escolar e na sociedade de uma forma geral.

Além de saber sobre as dificuldades dos surdos na sociedade, fique por dentro dos nossos demais conteúdos com temas de grande importância para toda a comunidade surda.

 

 

 

Aulão gratuito de Libras

Criado com amor ❤ pela Academia de Libras

Coloque seus dados para realizar o pagamento:

  Evangelização em Libras