fb

Libras na Educação Infantil – Importância para as crianças

Libras na educação infantil

Libras na educação infantil é um assunto de total importância para construirmos a sociedade inclusiva que todos desejamos.

O ambiente escolar é determinante para que as crianças surdas possam se desenvolver de forma plena, considerando a formação escolar e convívio social.





Inclusive, quando desde cedo as crianças aprendem Libras, durante a adolescência e idade adulta elas naturalmente terão maior independência.

A Libras na educação infantil e autonomia

Para pensar no quanto a Libras no ensino das crianças é um fator essencial para que elas cresçam com maior independência, basta pensarmos em algo primordial.

Estamos falando na comunicação. Não é preciso muito esforço para perceber como o dia a dia de uma criança com deficiência auditiva é desafiador.

As dificuldades para se comunicar com o mundo exterior são inúmeras.

A partir do momento que as crianças começam a aprender Libras desde cedo, essas dificuldades quanto à comunicação são reduzidas ou até mesmo eliminadas.

A autonomia proporcionada pelo aprendizado de Libras, além de possibilitar um melhor convívio social e fazer que as crianças desenvolvam as atividades escolares, traz grandes benefícios para a autoestima.

Libras na educação infantil, em virtude dos muitos benefícios oferecidos, é atualmente um dos maiores objetivos com relação às estratégias de inclusão que tem sido desenvolvidas no Brasil.

Atividades lúdicas como recurso de aprendizado





Uma das vantagens da Libras na educação das crianças é que essa língua de sinais pode ser ensinada de maneira simples, por meio de brincadeiras.

As crianças apresentam uma facilidade muito grande em assimilar os conteúdos por meio de atividades lúdicas.

Dessa maneira, é possível ensinar os níveis básicos de Libras para crianças surdas e também ouvintes.

Para ilustrar como essa interação é possível, vejamos um exemplo ocorrido em Itapeva, uma cidade localizada no estado de São Paulo.

De forma espontânea, os alunos que são ouvintes pediram aos coordenadores e professores que eles também pudessem aprender Libras.

O intuito das crianças era que elas conseguissem se comunicar com um coleguinha deles que é surdo.

Os alunos ouvintes dizem que eles se sentiam muito incomodados por não conseguirem se comunicar com o amigo.

Esse pedido tão especial das crianças ganhou vida e se transformou no projeto “Libras: a voz do silêncio.”

Após adoção desse projeto na escola, a comunicação e interação entre os alunos ouvintes e alunos surdos melhorou bastante.

Esse fator foi essencial para que o ambiente escolar se tornasse mais inclusivo, estimulando o natural convívio entre as crianças.

O caminho de uma educação mais inclusiva

O uso de Libras na educação infantil consiste em um dos alicerces para a construção de uma sociedade que seja mais inclusiva.

Ainda que muitas conquistas tenham sido obtidas, é preciso desenvolver muitas outras ações para que essa inclusão se manifeste nas situações mais cotidianas.

Com relação aos desafios, um dos maiores é prover a quantidade necessária de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.

Além de atuar nas escolas públicas, oferecendo todo suporte aos alunos surdos, esses profissionais auxiliam no preparo de coordenadores, professores, diretores e outros profissionais que atuam no ambiente escolar.

Tudo começa pela conscientização

Libras na educação infantil

A Libras na educação infantil pode se tornar uma realidade concreta à medida que as escolas públicas e particulares valorizem o desenvolvimento de ações pedagógicas que favoreçam a inserção de crianças surdas nas escolas.

Essa conscientização da sociedade tem início no ambiente escolar e também nas universidades.

Uma das instituições mais ligadas a esse movimento de conscientização é o Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES.

Esse instituto realiza um trabalho primoroso no que se refere a políticas educacionais que atendam às necessidades específicas de crianças, adolescentes e adultos com deficiência auditiva.

A inclusão está além da escola

A partir do momento que a Libras é ensinada na educação das crianças, esse aprendizado avança muito além do ambiente escolar.

Como já mencionamos, esse aprendizado desde cedo proporciona maior autonomia e independência para as crianças.

Ou seja, o ensino de Libras na educação infantil promove benefícios para toda vida.

Exatamente por isso, essa é uma questão essencial para a comunidade surda brasileira e internacional.

Uma linda história sobre a Libras na educação de crianças

Para ilustrar com exatidão como a Libras na educação infantil é importante, vejamos a história de Helen Keller.

Ainda que essa norte-americana fosse cega e surda desde criança, ela se tornou escritora, ativista social e conferencista.

Até hoje, mesmo depois de muitos anos após seu falecimento, Helen é uma das pessoas mais lembradas em todo planeta como exemplo de superação.

Cada uma das vitórias de Helen foi possível em virtude do trabalho de uma professora chamada Anne Sullivan.

Anne conseguiu desenvolver um método eficaz e ao mesmo tempo simples. Por meio dele, Helen passou a compreender o mundo ao seu redor e conseguia se comunicar com as pessoas.

Bem orientada desde criança pela professora, aos 20 anos Helen escreveu sua autobiografia à mão, livro que até hoje é lido por milhões de pessoas.

Anos mais tarde, Helen conseguiu iniciou estudos universitários e tornou-se a primeira cega-surda a obter um diploma universitário.

Helen Keller publicou 12 livros, viajou por vários países e encorajou inúmeras pessoas com seu exemplo de superação.

Devido à sua trajetória, Helen foi diversas vezes homenageada nos Estados Unidos e em outros países pelo mundo.

Para que a Libras exerça seu importante papel social, sobretudo na educação das crianças, é preciso de os governos e a sociedade como um todo ofereçam a devida atenção para as ações que precisam ser adotadas.

Além disso, é de suma importância que a sociedade como um todo se mobilize na construção de valores inclusivos, capazes de oferecer melhores oportunidades a todos.

Depois de ver sobre a importância da Libras na educação infantil, veja nossos outros temas relacionados à comunidade surda e ao ensino da Língua Brasileira de Sinais.

Imagens: librasol.com.br / lagoadedentroespacoecletico.blogspot.com





Rolar para o topo